O seu navegador favorito pode ter mudado bastante no último ano, mas felizmente as melhores extensões para melhorá-lo acompanharam as mudanças dos navegadores mais populares. Confira as nossas favoritas.

10. Web of Trust (WOT)

A Web of Trust — ou WOT — é uma extensão projetada para te ajudar a navegar com mais segurança. Quando você faz uma busca online, o WOT acessa o seu banco de dados para determinar de maneira aproximada a segurança de cada um dos resultados, colocando um círculo ao lado deles. Verde significa que o site é seguro; amarelo, que você deve ter cuidado; vermelho, que você provavelmente não deveria clicar ali.

Passando o mouse sobre o círculo, você pode acessar informações mais detalhadas sobre a segurança daquele item. Se você quiser destrinchar mesmo a confiabilidade de um site, pode ler avaliações de outros usuários do WOT. Isso é especialmente útil em relação a sites de comércio, já que o WOT tem uma avaliação especial confiabilidade nesse quesito, para ajudar a te alertar sobre um site possivelmente fraudulento.

O WOT está disponível para Firefox, Chrome, Safari e Internet Explorer. Para o Opera e outros navegadores, há um bookmarklet. [WOT]

9. Google Translate

Serviços de tradução na web não são nada novo, mas se tornarmexcepcionalmente úteis quando você acaba caindo em um site escrito em uma língua que você não conhece. Apesar destes serviços existirem há tempos, eles agora evoluíram para facilitar o processo de tradução.

Com a extensão Google Translate (gTranslate no Firefox) você pode apenas fazer a instalação, e ele reconhecerá quando uma página não está no idioma padrão da sua máquina. A extensão automaticamente pergunta se você quer recarregar a página, traduzida para o português.

Assim como qualquer ferramenta de tradução automática, os resultados não ficam perfeitos, mas é o mais próximo que você chegará de ter um Peixe Babel na orelha. [Google Translate para Firefox, Safari, Opera -- No Chrome ele já é incluso, não é preciso fazer download]

8. AutoCopy

Conforme o nome diz, o AutoCopy automatiza a cópia de textos. Sempre que você selecionar algum texto em uma página, ele é automaticamente copiado para a área de transferência.

Usar o Ctrl+C (ou Cmd+C em Mac) não é problema para ninguém, mas o que torna o AutoCopy legal mesmo, ao menos para mim, é a opção de copiar o texto sem a formatação original, podendo colá-lo sem problemas em qualquer lugar. [AutoCopy para Chrome, Firefox]

7. Better GMail

O Gmail é ótimo, mas não é perfeito. Por isso o Better GMail nasceu, da necessidade de recursos adicionais para quem quer realmente sugar até a última gota de funcionalidade do webmail mais popular do mundo.

Ele compila os melhores scripts lançados para o Greasemonkey, adicionando vários recursos desejados ao GMail. Recursos estes que incluem hierarquia nas labels, contagem de mensagens não lidas na aba, ícones de anexos na Inbox, capacidade de esconder e exibir todo tipo de coisa, e por aí vai.

A versão oficial é apenas para Firefox, mas um port não-oficial para Chrome também está disponível. [Better GMail para Firefox, Chrome]

6. PriceBlink

Quando se está fazendo compras online, você provavelmente tem o hábito de procurar pelo menor preço. O PriceBlink te poupa este trabalho, exibindo preços de outros sites e até mesmo cupons de desconto disponíveis online, se ele encontrar.

Quando você não está fazendo compras, o PriceBlink simplesmente some do seu radar. É uma boa ferramenta de se ter para economizar alguns trocados. [PriceBlink para Chrome, Firefox, Safari]

5. BugMeNot

E aquelas horas que você simplesmente não quer se cadastrar para um serviço novo só para testar? Seja por preguiça ou por não querer dar o seu email para um site que você provavelmente só vai usar uma vez, isso acontece. O BugMeNot é uma extensão que usa o site do BugMeNot para pescar credenciais para o site que você quer visitar.

Entre em um site, clique no ícone da extensão, e o BugMeNot vai oferecer contas que você pode usar. Se a conta funcionar (ou não), você pode rapidamente contar ao BugMeNot que deu tudo certo (ou não). Esta proporção de sucessos é usada para oferecer aos usuários credenciais que quase sempre funcionem. Se você se cansa de criar contas em sites que acaba nem usando, o BugMeNote é uma boa pedida. [BugMeNot para Chrome, Firefox, Safari, Opera]

4. TabCloud

O TabCloud é uma excelente extensão para gerenciar as suas abas em um único computador ou em várias máquinas. Você pode dar nome às janelas de navegador e salvar sessões, e a extensão apresenta tudo em uma representação gráfica das suas abas e janelas, além de permitir sincronia entre um navegador e outro.

O Firefox 4 já tem Tab Sync, mas o TabCloud dá mais controle sobre a sincronia, além de ser uma excelente adição ao Chrome, que (atualmente) não tem nenhuma forma de sincronia de abas.

Mesmo sem contar as capacidades de sincronização, o TabCloud não deixa de ser uma ótima ferramenta de organização para aquela turma que não consegue ter menos do que 20 ou 30 abas abertas o tempo todo. [TabCloud para Chrome, Firefox]

3. FlashBlock

Com os recentes relatos de que a ausência de Flash nos novos MacBooks Air garantem até duas horas extras de bateria, há que se pensar se a Apple não está certa no fim das contas em dispensar o Flash por padrão nos seus novos ultraportáteis. Só que mesmo que você não use muito o Flash, há momentos em que ele é simplesmente necessário.

É aí que entra o FlashBlock. Ele permite que você tenha o Flash instalado no seu computador, mas impede que conteúdo em Flash seja carregado sem a sua permissão. A parte boa é que o Flash nunca vai rodar sem o seu consentimento, apesar de você poder incluir sites em uma lista de permissão automática. É um ótimo meio termo para ganhar mais tempo de bateria, e melhor desempenho no geral, sem precisar abrir mão do Flash completamente. [FlashBlock para Chrome, Firefox, Safari, Opera]

Nota: A funcionalidade do FlashBlock já está inclusa no Chrome para Windows e nas developer builds dele para Mac.

2. Greasemonkey / Greasemetal / Etc

O Greasemonkey é incrível por permitir que você faça quase tudo com o seu navegador usando apenas alguns códigos JavaScript. Por si mesmo ele não faz grande coisa, mas quando você considera todos os userscripts disponíveis, ele se torna a extensão mais poderosa que você pode ter.

O seu propósito básico é servir como um injetor de JavaScript. Os userscripts que você instalar vão inserir um código JavaScript em alguma página para fazê-la se comportar de maneira diferente do normal. Há toneladas destes userscripts disponíveis, e se você sabe programar em JavaScript, pode escrever o seu próprio código para fazer exatamente o que você quer.

A versão original do Greasemonkey funciona no Firefox, mas também há uma versão para Safari, e é possível carregar os usercripts naturalmente no Chrome, com a opção userscripts. [Greasemonkey para Firefox, Safari]

1. LastPass

O LastPass é um incrível gerenciador de senhas. Na verdade, ele pode ser melhor descrito como um gerenciador de dados pessoais. Ele lembra dos seus logins, senhas (fazendo login automaticamente para você), números de cartão de crédito, endereço e telefones, além de outras informações pessoais que você frequentemente precisa preencher em um site ou carrinho de compras de loja online. Ele armazena tudo com segurança e faz sincronia com qualquer máquina que tenha o LastPass instalado. É uma das maiores economias de tempo que você pode instalar no seu navegador. [LastPass]

Atualmente há muito mais do que 10 extensões obrigatórias para qualquer navegador que se use. Conte-nos quais são as suas!