12 invenções fatais que mataram seus criadores

O que é progresso tecnológico? É criar coisas que ninguém viu antes, que movem a humanidade para frente. Por exemplo, construir uma máquina mais pesada que o ar e que voa. Infelizmente, algumas vezes essas missões terminam em desastre. Vamos honrar esses gênios esquecidos lembrando-nos deles e de suas invenções fatais.   O engenheiro Henry […]

O que é progresso tecnológico? É criar coisas que ninguém viu antes, que movem a humanidade para frente. Por exemplo, construir uma máquina mais pesada que o ar e que voa. Infelizmente, algumas vezes essas missões terminam em desastre.

Vamos honrar esses gênios esquecidos lembrando-nos deles e de suas invenções fatais.

 

O engenheiro Henry Smolinski queria uma carro que pudesse voar, o sonho de todos. Ele o chamava de AVE Mizar. Infelizmente, a invenção de Henry o matou quando bateu em 1973.

Fotos por Doug Duncan e Cookieboy’s Toys

 

Michael Robert Dacre também queria construir carros voadores – na verdade, uma linha inteira de táxis voadores. Ele morreu em acidente quando testava sua invenção em 16 de agosto de 2009.

Origem do GIF animado: orenikuwa

 

O pioneiro aviador romeno Aurel Vlaicu construiu o primeiro avião de metal do mundo, mas seu Vlaicu II em formato de flecha o matou enquanto ele tentava sobrevoar os Cárpatos.

Fotos por Wikimedia Commons e Early Aviators

 

Franz Reichelt foi um pioneiro bem-sucedido dos paraquedas, até testar seu modelo vestível na Torre Eiffel em 4 de fevereiro de 1912.

Origem do GIF animado: British Pathé

 

O engenheiro marinho confederado Horace Lawson Hunley tentou desenvolver submarinos movidos à força humana durante a guerra civil americana, até morrer testando sua invenção na Carolina do Sul em 15 de outubro de 1863.

Imagens por Naval History & Heritage Command

 

Valerian Ivanovich Abakovsky inventou o vagão-aéreo, um trem experimental de alta velocidade movido por um motor de avião. Ele morreu junto a alguns oficiais soviéticos a caminho de Moscou, quando o trem descarrilhou.

Imagens por Wikimedia Commons/lord_k/Infodon

 

Outro soviético, o marechal aéreo Mitrofan Nedelin, morreu enquanto testava sua arma de destruição em massa, o ICBM R-16. Os motores de segundo estágio se ligaram acidentalmente no campo de testes de Baikonur, matando diversas pessoas que estavam na base de lançamento. Nedelin era o chefe do programa.

Origem do GIF animado: Roscosmos

 

Max Valier foi um cientista de foguetes alemão e criador do carro-foguete. Ele morreu antes de poder completar sua invenção, quando um de seus motores de foguete explodiu em sua mesa do laboratório.

Imagens por Library Of Congress/Library Of Congress

 

Otto Lilienthal foi a primeira pessoa a repetir e ter sucesso em planadores, até que sua sorte acabou em 9 de agosto de 1896.

Fotos por AP e Rischgitz/Getty Images

 

Donald M. Campbell marcou recordes de velocidade tanto na terra quanto na água em 1964. Em 1967 ele tentou novamente bater o recorde de velocidade na água a bordo de seu Bluebird K7. A 515 km/h, o Bluebird saiu de controle, matando Donald instantaneamente.

Origem do GIF animado: British Pathé

 

Outro demônio da velocidade, o engenheiro galês John Godfrey Parry-Thomas, morreu em 1927 tentando quebrar um recorde de velocidade em terra no seu carro, o Babs, mais conhecido como Chitty Bang Bang 4. A corrente da transmissão quebrou a mais de 270 km/h e acertou a cabeça dele.

Imagem por star1950/Flickr

 

Harry Daghlian – interpretado por John Cusack no filme “O início do fim”, de 1989 – foi um físico em Los Alamos, trabalhando no Projeto Manhattan. Ele morreu quando uma bola de plutônio de 6,3 quilos – chamada de Demon Core – explodiu com nêutrons radioativos.

Origem do GIF animado: filme O Início do Fim (1989, Paramount Pictures)

Nos esquecemos de alguém? Comente com suas sugestões em texto, imagem, gif ou vídeo.

Imagens selecionadas por Attila Nagy

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas