Para o Desafio Fotográfico desta semana, nossos leitores capturaram uma das fotografias quintessenciais: o nascer e pôr-do-sol. E eles fizeram um ótimo trabalho.

Você pode obter todas estas imagens em tamanho para papel de parede no Flickr.

Círculo perfeito

Canon 7D, lente EF 70-200mm f/2.8L IS II USM, exposição automática, abertura f/2.8, velocidade do obturador 1/4000s

Apenas um lago no final da minha rua, por onde eu ando de bicicleta quase todo dia. Quando soube do desafio desta semana, eu pedalei até lá e esperei por algo decente, e acho que vi provavelmente o melhor pôr-do-sol da semana (pelo menos onde moro). Não quer dizer que eu não tentei em todas as outras noites pelo restante da semana, mas nada mais se destacou assim. :(

[Nota do editor: Cores excelentes, ótimo uso da profundidade de campo.]

-Joshua Winkelmann

Uma foto sobre tirar fotos

Leica X1, f/16 a 1/30s e ISO 320.

Estava caminhando quando vi um grupo de pessoas em cima de um monte, tirando fotos do pôr-do-sol, e isso me fez pensar no Desafio Fotográfico desta semana. Quem sabe eles estavam tirando fotos para este desafio também? Eu com certeza vou procurar pelo mesmo céu nas fotos dos participantes!

[Nota do editor: Adoro como os fotógrafos na foto são um mini-easter egg.]

-Loui Nydelius

SOL!!!!

Nikon D200, lente Vivitar 100-500mm com foco manual a 500mm, f11, ISO 100, obturador 1/8000s.

Eu acabei de me mudar para um apartamento em Jersey City e finalmente pude ver o pôr-do-sol. Esta foto foi tirada da minha janela. Este desafio me lembrou que eu tenho uma lente 500mm que quase nunca uso, então decidi usá-la. Na parte superior esquerda do sol, aquilo é uma mancha solar, não é poeira.

[Nota do editor: é aí que uma lente 500mm pode deixar você tão perto... até quase derreter.]

-Adam Kopelman

Sol, Água, Árvore, Cerca

Canon EOS 7D, lente Tamaron 10-20mm f/4.0, 1/1000s, f/7.1, ISO 100

Tirei esta foto em uma pequena viagem para fotos rumo a Abalone Cove, em Rancho Palos Verdes (condado de Los Angeles). Quando planejei a viagem, quis tirar uma foto do sol na água, mas quando cheguei lá percebi que a geografia era tal que o sol se poria atrás do terreno, o que me deixou desapontado. Havia uma camada grossa de azul-marinho ao longe, no entanto, então resolvi experimentar usá-la como meu novo "horizonte", e este é o resultado.

[Nota do editor: Dá pra ver que é um pôr-do-sol, mas em vez de um laranja rico você tem apenas um toque de calor.]

-Viet Nguyen (Jon)

Tatooine

Nikon D90, lente Nikkor 70 – 300mm f/4.5-5.6 VR, exposição: 1/180s, ISO 100, abertura: f/9.5, distância focal: 300mm

Local: Armstrong, Colúmbia Britânica, Canadá

Com apenas um pôr-do-sol disponível antes do término do prazo para este desafio, decidi me arriscar.

Eu e minha esposa estávamos visitando parentes no interior da Colúmbia Britânica (onde há agora diversos incêndios na floresta).

Quando eu me preparei para a foto da sacada dos meus sogros, eu percebi que o pôr-do-sol iria iluminar a fumaça dos incêndios próximos (aquilo não são nuvens, infelizmente). Eu tirei várias fotos, à medida que o sol se punha atrás de uma montanha a oeste, e pensei que deveria escolher a melhor e enviá-la a vocês. Mas quando estava olhando para elas, decidi fundir algumas das fotos para indicar a progressão parcial dos caminhos do sol daquela noite. (Também é uma tentativa de um tributo aos dois sóis de Tatooine; claro, estes sóis aqui estão bem mais próximos um do outro, mas valeu a pena mesmo assim.)

-Richard Morrison

Lago

Esta foto foi tirada com minha Canon 7D e lente Canon 70-200mm f/2.8 IS hoje de manhã, na verdade. Eu estava dirigindo pela estrada e reparei num lago enorme em direção ao nascer do sol, então eu fiz o retorno o mais rápido que pude, virei de novo e saí da minha camioneta para tirar a foto.

-Eric Hines

Lançamento

Eu e meu namorado recebemos visita de amigos de outra cidade, então os levamos para o topo da Stratosphere em Las Vegas na última noite deles aqui. Meu namorado viu aquilo como a oportunidade perfeita para tirar algumas fotos para este concurso. Eu acabei de comprar uma DSLR, então queria pegar um pouco de prática antes de recebê-la. Eu peguei a câmera dele e tirei algumas fotos para experimentar, mas aparentemente eu tive sorte e consegui tirar uma foto ótima!

Informações da câmera e foto: Canon EOS DIGITAL REBEL XSi, lente 55mm, 100ISO f/5.6

[Nota do editor: As luzes semicomplementares no brinquedo são o que tornam esta foto uma das melhores.]

-Ashley Richardson

Lady Liberty

Feita com minha T2I, com lente Canon EF 28-135 mm IS lens a 135 mm, f13, 1/500, ISO 200. Esta foto foi tirada na balsa para Staten Island às 19h45 do sábado, 31 de julho. A balsa dá uma das vistas mais lindas e baratas (por ser de graça) da Estátua da Liberdade. Fiz alguns pequenos ajustes de correção de cores no Lightroom para tentar equilibrar a iluminação.

-Timothy Schubert

Predefinição no pôr-do-sol

Nikon D5000, lente 55-200mm VR, F8, ISO 200, 1/3200s. Isto foi saindo do meu complexo de apartamentos em Oklahoma City. Eles têm um céu lindo aqui! Eu experimentei algumas configurações diferentes, mas acabei usando a predefinição do pôr-do-sol. Eu tive que apagar os cabos de força no Photoshop… não consigo tirá-los do enquadramento.

[Nota do editor: se este é o resultado, não tenho problemas em usar predefinições!]

-Sam Katz

Na água

Saí para leste de Long Island procurando por uma boa área para fotografar o pôr-do-sol por inteiro. Bem antes de chegar em Wildwood State Park, no litoral norte, com alguns minutos de folga consegui tirar esta foto. De todas as fotos que tirei, foi desta que gostei mais. Feita com uma Canon EOS Rebel T2i, lente EF0S 55-250mm f/ 4-5.6 IS à distância focal de 96mm. Feita á abertura f16, velocidade do obturador 1/500s a 100 ISO. Exposição configurada a -2.

-John McNamara

Queimando a bandeira por acidente

Nascer do sol, 5h03 da manhã, Lago Koshkonong, Edgerton, WI. Acordei cedo para uma manhãa tranquila em nossa casa do lago. Enquanto ajeitava o tripé para tirar a foto do nascer do sol e olhando para o melhor ângulo, a bandeira estava coincidentemente entre mim e o sol – um belo acidente!

Canon 50D, ISO 100, f18, 1/40s, lente EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS a 80 mm

-Paul Konopacki

Paraíso

Esta foto foi tirada com uma Rebel Xti com lente kit (18-55) em nossa viagem de 10° aniversário de casamento em Santa Lucia, semana passada. Eu tirei esta no modo manual, usando a predefinição "Fiel" no menu. Tive que ampliar a foto para obedecer ao tamanho mínimo do concurso, já que tirei esta foto antes de saber que havia um concurso esta semana. Estava de férias, afinal, e estava restrito de ler meus sites de tecnologia.

-Willie Sanchez

Surfin’ USA

Câmera : Canon EOS 7D

Lente : Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM

Configurações: f/32; 1/160s; ISO 100 a 135mm, equilíbrio do branco Luz do Dia

Local: Crystal Cove State Park, Huntington Beach, CA

Nota do fotógrafo:

Era aniversário do meu amigo, então saímos para almoçar em Huntington Beach. Mais tarde, paramos no Crystal Cove State Park para assitir ao pôr-do-sol. Outro fotógrafo veio depois e colocou um tripé bem na minha frente. As pessoas me interrompiam para tirar fotos delas. Quem fazia cooper vinha direto entre o céu e a câmera. Eu percebi que não ia rolar de tirar uma foto sem pessoas, então decidi incluir duas pessoas correndo e o outro fotógrafo. Enquanto isso, o aniversariante estava tagarelando no celular, perdendo o pôr-do-sol.

-Bundid Niyomtham

A foto do barco a vela

Esta foto foi tirada em Sister’s Bay, Wisconsin.

Nikon D5000; Lente Nikor 55-200 AFS; ISO 200; exposição 1/1600s e f/10

[Nota do editor: adoro fotos com barco a vela no sol.]

-Sathish Kumar

Perfeição com point-and-shoot

Eu adoro ler o Gizmodo. Vi este concurso do pôr-do-sol, e resolvi que como estava de férias e tinha tantas fotos bonitas como a foto da chamada, eu iria tirar uma foto e enviá-la. Mas como eu sou um esquecido eu deixei minha melhor câmera em casa, e aparentemente vocês não aceitam fotos de câmeras não-digitais – pode ser estranho enviar um rolo de filme! Sem lentes especiais, nem filtros nem nada, só uma Sony Cybershot ruinzinha de um amigo. Tirei a foto depois que um pouco de sol saiu pelas nuvens, e gostei do resultado. As informações para o Concurso de Pôr-do-Sol:

1. Esta é uma foto tirada nas férias

2. Feita em 29/7/2010

3. Câmera ruinzinha Sony Cybershot, decidi que era uma cena linda da praia onde estávamos sentados. Não deu para mudar muitas configurações da câmera em si, então deixei no automático e tirei a foto, coloquei a câmera na cadeira de praia pra foto não sair tremida. Aprendi isto depois da terceira ou quarta tentativa.

4. Esta foto foi para o e-mail do concurso, não pro do Mark Wilson, mas seria ótimo mandar coisas pra ele por email…

5. A imagem inclusa é a única que tenho, porque era a resolução máxima da câmera… Meio que esqueci a câmera boa em casa e esta era a configuração mais alta da Cybershot

6. Esta é minha única foto, mas se você for grosso eu mando mais uma? :P

[Nota do editor: Ótimo uso das ferramentas disponíveis... mas fiquei com um pouco de medo, viu...]

-Patrick Liss

VENCEDOR – Nascer do sol no Monte Fuji

Informações da foto: Sony A550, lente Sigma 10-20mm a 15mm, ISO200, f/5.6, EV -1.7, 1/640s.

Eu sorri com a coincidência do Desafio Fotográfico mais recente, porque eu tinha planejado há tempos uma escalada noturna no Monte Fuji neste sábado (31/07) para ver o nascer do sol. Na foto estão as silhuetas dos escaladores que vieram comigo, enquanto eles admiram um nascer do sol resplendoroso acima das nuvens, logo abaixo do 9° estágio do Monte Fuji.

[Nota do editor: um momento épico. E, claro, dá um ótimo papel de parede.]

-Ben Torode

Você pode obter todas estas imagens em tamanho para papel de parede no Flickr.


Foi mais difícil do que nunca escolher um vencedor – eu mudei de ideia uma dez vezes! Foram tantas fotos lindas de nascer e pôr-do-sol que é bom até demais. Talvez por isso a natureza nos dê apenas um de cada por dia. Você encontra as fotos no tamanho original – ou seja, papeis de parede – lá no Flickr.

E se você gosta do Desafio Fotográfico, você vai se interessar no meu novo site, Life, Panoramic.

Galeria 1 (clique aqui para ver em uma só página)

 

Galeria 2 (clique aqui para ver em uma só página)

 

Galeria 3 (clique aqui para ver em uma só página)

Você pode obter todas estas imagens em tamanho para papel de parede no Flickr.