Depois de meses de antecipação e testes beta, a versão final do iOS 11 está chegando em 19 de setembro, apenas alguns dias após o anúncio do iPhone X. Agora, o que exatamente é possível fazer de novo com essa atualização? Aqui estão os grandes novos recursos que você precisa conhecer.

Mas primeiro, uma breve nota sobre a compatibilidade: o iOS 11 só irá funcionar em dispositivos de 64 bits, então isso é iPhone 5S ou mais recente, a quinta geração do iPad ou mais recente, qualquer iPad Pro, um mini-iPad 2 ou mais recente, ou a sexta geração do iPod . O iPhone 5, iPhone 5C e iPad 4 não poderão ser atualizados para aproveitar esses recursos.

1) Inicie com mais rapidez

O processo de instalação foi mais uma vez simplificado no iOS 11 com a chegada de uma opção de configuração automática. Se você tiver outro dispositivo iOS 11 por perto, você pode segurá-lo próximo de seu novo para sincronizar as preferências, senhas, configurações do iCloud e mais.

2) Encontre aplicativos com mais facilidade

Já faz um bom tempo que a App Store não é atualizada, mas isso vai acontecer com o iOS 11. Não existem grandes novidades, mas o layout parece muito melhor, além da presença de uma aba dedicada para jogos agora. A Apple também está adicionando recomendações com curadoria, guias e listas.

3) Conseguir traduções e música da Siri

Siri agora pode fazer traduções no iOS 11 –diga “como se diz …” seguido da sua frase e uma linguagem de sua escolha, se for em chinês, espanhol, francês, alemão ou italiano. Siri também irá atuar como seu DJ pessoal, através do Apple Music, se você disser para ela “toque algo que eu gosto”.

4) Digite seus pedidos para Siri

Falando em Siri, além da melhoria da inteligência geral (que agora poderá até mesmo recomendar notícias), você também pode digitar ao invés de ditar seus pedidos: Vá para Geral, em seguida, Acessibilidade, em seguida, Siri e em Ajustes ative o Digitar para Siri.

5) Brincar com a realidade aumentada

Você pode já ter ouvido como o iOS 11 permite alguns truques de realidade aumentada bem impressionantes, permitindo a você andar através das cidades, melhorar sua experiência no Pokémon GO ou qualquer outra coisa que os desenvolvedores possam imaginar sobrepor à câmera com ajuda da Realidade Aumentada.

6) Faça mais com o Live Photos

O Live Photos também foi atualizado: Você pode ativar o mini-clips de vídeo em loops, e rodá-lo para trás e para frente ao estilo do Instagram, ou criar um efeito de longa exposição. Para ver as novas opções em ação, abra no aplicativo Photos um Live Photo, em seguida, deslize para cima para ver as escolhas.

7) Faça mais com suas fotos normais

Também novidade nos aplicativos câmera e fotos no iOS 11 são um monte de novos filtros que você pode usar para extrair o melhor das suas fotos com o mínimo de esforço, incluindo Vívido e Dramático. Toque as bolhas de cores para vê-los, esteja você tirando uma foto ou editando ela depois.

8) Digitalize códigos QR com a câmera

Existem várias pequenas atualizações para a câmera, incluindo suporte para flash LED para fotos de retrato, mas vamos mencionar apenas mais uma: A capacidade de digitalizar códigos QR sem um aplicativo adicional. Vá para o novo e separado menu Câmera no Ajustes do iOS 11 para ligar o recurso e iniciar a digitalização.

9) Pague amigos através de uma mensagem

Uma das menores mudanças que apareceram no iOS 11 é uma nova parceria entre a Apple Pay e o aplicativo Mensagens, assim você pode usar o primeiro direto dentro do segundo. Mencione uma quantidade de dinheiro em sua conversa e o aplicativo da Apple Pay Messages aparece para concluir a transação.

10) Use o teclado com uma mão

O código para isto já foi implementado no iOS há algum tempo, mas com a versão 11 você pode finalmente usá-lo ao tocar e segurar a tecla emoji, em seguida, deslize para o layout do teclado que você quer e desfrutar de uma digitação mais fácil para apenas uma mão. Repita o processo para voltar ao normal.

11) Anote suas capturas de tela

Quando você faz uma captura de tela no iOS 11, você recebe uma pequena miniatura no canto inferior esquerdo da tela. A ignore e ela some salvando a foto normalmente, mas toque nela e você pode adicionar algum texto ou rabiscos antes de armazená-la.

12) Vá de A para B com mais facilidade

Alguns recursos novos no Mapas valem a pena serem mencionados: orientação por faixa, para mostrar em que faixa que você deveria estar em cruzamentos, se quiser chegar onde você está indo, além de recém adicionados mapas de interiores para “centenas” de aeroportos e shopping centers ao redor do mundo. Embora esses recursos já estejam disponíveis no Google Maps.

13) Encontre notícias relevantes

O aplicativo Notícias incorporado no iOS não recebeu uma grande revisão, mas a Apple está prometendo uma experiência de notícias mais personalizada. Siri vai sugerir notícias sobre o que você pode gostar com base no que você leu antes, e há uma nova aba Spotlight curada por editores, também.

14) Acessar a mais configurações de uma só vez

Uma das mudanças visuais que você vai notar de imediato é o Centro de Controle renovado, que vem com mais coisas do que nunca além de um novo visual. Em Ajustes, toque em Centro de controle depois em Personalizar Controles para definir quais opções iOS estarão disponíveis.

15) Faça suas próprias gravações de tela

Atualmente, gravar atividades da tela no iOS nunca foi tão difícil, mas é mais fácil do que nunca na versão mais recente: Ative o botão de gravação de tela no painel Personalizar Controles que acabamos de mencionar, e aperte nele para começar a gravar um vídeo que será salvo no seu Rolo de Câmera.

16) Mantenha-se focado na direção

O iOS 11 irá ativar automaticamente o modo Não Perturbe do seu telefone quando você estiver dirigindo e até mesmo mandando mensagens de volta para seus contatos para que eles saibam que você está na estrada. Para fazê-lo funcionar manualmente ou quando um aparelho de som Bluetooth estiver ligado, vá para Não perturbe em Ajustes.

17) Lidar com notificações mais rapidamente

O Centro de Notificações e a tela de bloqueio agora estão mais intimamente ligados do que nunca, e você pode deslizar para baixo em ambos para ver as notificações mais antigas em uma lista. Deslize um alerta para a direita para abrir o aplicativo em questão, ou ir mande para a esquerda para ver ou limpar a notificação.

18) Encontre seus arquivos mais facilmente

O iOS 10 já teve o bem esquisito iCloud Drive para chegar até os seus arquivos, mas o aplicativo Arquivos no iOS 11 é muito melhor –ele permite que você navegue através de arquivos armazenados no iCloud, no dispositivo local e até mesmo em serviços de terceiros, como o Dropbox, tudo através de uma interface simples. É quase como um computador de verdade!

19) Compartilhe seu gosto musical

Você não vai notar nada de muito diferente no Apple Music, mas agora você pode criar um perfil Apple Music para compartilhar mais facilmente suas faixas reproduzidas recentemente, álbuns, playlists e gostos musicais com os amigos, desde que você seja um membro pagante do Apple Music Club.

20) Digite mais rápido em um iPad:

Vários novos recursos estão chegando aos iPads com o iOS 11, incluindo um novo teclado QuickType que livra você de ter que alternar entre letras, números e símbolos: Basta deslizar para baixo em uma tecla para ver as variações (você pode desativar isso no Teclado em General no Ajustes).

21) Verificar e assinar documentos em um iPad

Ligue o novo scanner de documentos na versão iPad do Notes no iOS 11 e você pode digitalizar um documento de sua escolha, com o corte e processamento de imagem já pronto para você. Antes de salvar ou compartilhar você pode adicionar uma assinatura ou anotação com o Apple Pencil.

22) Faça mais com o lápis da Apple

Se você tem um Apple Pencil para acompanhar o seu iPad, então o iOS 11 dá acesso a alguns truques mais úteis. Você pode adicionar anotações em PDFs e imagens mais facilmente apenas começando a rabiscar –você também pode começar a fazer anotações apenas tocando a tela de bloqueio com o lápis.

23) Arrastar e soltar elementos em um iPad

As capacidades de multitarefa e troca de aplicativos dos dispositivos iPad foram muito melhoradas com a chegada do iOS 11, e uma das formas que você pode ver isso funcionando é arrastando um texto destacado, imagens e arquivos de um aplicativo para outro quando se trabalha na visualização de Tela Dupla.

24) Use a nova doca do iPad

Central em todas as novidades vindas com o iOS 11 para o iPad é a doca parecida com a do Mac que fica no canto inferior da tela. Use-a para abrir aplicativos, alternar entre eles e mudar o arranjo das janelas. Toque e arraste um ícone de aplicativo ou pasta para adicioná-lo à doca.