_Dicas

4 modificações fáceis de roteador para uma internet mais rápida e segura

Com essas dicas, você fará seu roteador funcionar melhor oferecendo mais velocidade e segurança.

Seu roteador pode parecer uma caixa preta impenetrável, mas fazer algumas modificações nas configurações dele é mais fácil do que parece. Eis algumas das opções para reconfigurá-lo e conseguir uma conexão wireless mais rápida.

Cada roteador tem uma interface diferente, por isso não entramos em muitos detalhes sobre onde encontrar essas configurações. Normalmente, você começa digitando um endereço no seu navegador, como 192.168.0.1 – verifique o manual de instruções do roteador para saber mais. Então, é só navegar pela interface para encontrar as opções que mencionamos abaixo.

1. Mude o canal

Roteadores modernos são muito melhores nisso do que eram os antigos, mas mudar o canal wireless usado pelo seu roteador pode evitar interferências ou congestionamentos causados por outros dispositivos. O canal wireless também pode ser definido automaticamente, mas tentar definir um específico melhora a velocidade e estabilidade.

Você também pode usar ferramentas simples como o Acrylic WiFi (Windows) ou o Netgear WiFi Analytics (Android) para ver quais são os canais mais usados na sua casa, e isso pode dar uma ideia de qual é o menos congestionado. Seus dispositivos não devem precisar de nenhuma reconfiguração se o seu roteador fizer bem o trabalho dele.

2. Priorize dispositivos

Se você tiver um roteador desses mais novos ou caros, é possível que ele ofereça opções de fornecer tratamento VIP a certos apps ou dispositivos, dando a eles mais largura de banda para usar. Isso pode fazer uma diferença enorme em jogos online, por exemplo, ou para streaming de filmes em HD.

Essa tecnologia normalmente é chamada de Quality of Service (QoS) ou Wifi Multimedia (WMM), e roteadores diferentes usam isso de forma diferente. Você pode preferir deixar as configurações padrão, ou então colocar seu console como prioritário para melhorar seu desempenho em jogos. Só tenha certeza do que cada opção é capaz de fazer antes de escolher.

3. Mude para as velocidades mais altas

No meio das especificações técnicas dos seus gadgets você deve encontrar várias letras diferentes escritas após o “802.11” que denota o padrão wireless: 802.11b é o mais lento que você encontrará e o 802.11ac é o mais recente (e rápido). A maioria dos roteadores consegue lidar com a maior parte desses padrões.

Se você só tem smartphones e notebooks novos em casa – e seu roteador é compatível com o 802.11ac – você pode definir para ele usar as maiores velocidades possíveis e esquecer de tentar acomodar o padrão antigo (mas se alguma coisa parar de funcionar você vai precisar abandonar essa ideia).

4. Atualize o firmware

Atualizar o firmware do seu roteador não é tão simples quanto atualizar o iOS, mas ainda é uma boa ideia. Atualizações de firmware incluem correções de bugs e patches de segurança e podem melhorar a compatibilidade com dispositivos e padrões mais novos.

Entre na área de suporte do site da fabricante do seu roteador para encontrar firmwares mais novos. Você também deve encontrar instruções passo-a-passo de como fazer a atualização nessa mesma página.

Foto por Scott Beale/laughingsquid.com

Sair da versão mobile