O 4Shared é o site de downloads, uhm, “livres” mais acessado do Brasil, segundo o Alexa – mais que o Megaupload, que estava em segundo lugar na categoria. Isso deve mudar em breve: o 4Shared está fechando contas e deletando arquivos piratas.

Segundo o TorrentFreak, o 4Shared vai fechar seu programa de recompensas a partir de 1° de fevereiro, e já começou a deletar contas e arquivos de usuários que violem direitos autorais.

O Brasil é o segundo país que mais usa o 4Shared, com 12,6% do tráfego – só a Indonésia está à frente, de acordo com o DomainTools. O Brasil também era o segundo país que mais usava o Megaupload; estávamos só atrás da França.

Depois que o Megaupload foi fechado pelas autoridades e os envolvidos na empresa foram presos, os sites de compartilhamento de arquivos tomaram medidas drásticas: Filesonic e Fileserve acabaram com o compartilhamento de arquivos (você só pode acessar os seus), e o Uploaded.to bloqueou seu serviço nos EUA.

Serviços como VideoBB, VideoZer, FileJungle, UploadStation e FilePost estão deletando arquivos em massa, enquanto sites menores, como UploadBox e x7.to, fecharam. [TorrentFreak via New York Times; Folha (só assinantes) via Terra Tecnologia]