_Aplicativos

8 formas de impedir que o navegador estrague o desempenho do seu computador

Os navegadores estão cheios de funções indispensáveis para o nosso dia-a-dia. Ao mesmo tempo eles passaram a consumir muitos recursos dos computadores.

Muitos de nós passamos a maior parte do nosso tempo na internet, mas muito frequentemente as sessões de navegação podem virar uma bagunça de abas que roubam a memória do seu computador e sugam a sua produtividade. Mas não precisa ser assim.

Essas extensões e truques podem trazer alguma simplicidade de volta para o seu navegador.

1) Se atenha a uma aba de navegação


A navegação em abas mudou a forma que nós usamos a internet, mas a evolução não veio só para o bem. Se o número de abas que você tem abertas por vez se mantém em um dígito, se considere sortudo. OneTab para Chrome e Firefox faz exatamente o que o nome diz, limita você a uma aba para o manter focado e economizar a memória do sistema.

2) Mantenha as suas abas em uma fila


Se OneTab parecer uma solução espartana demais, nós também gostamos do Tabs Limiter With Queues para o Chrome. Nesse caso a extensão mantém suas abas em uma fila ao invés de uma lista como o OneTab, para você não perder a concentração mas também poder visitar outros sites e páginas quando estiver pronto. Abas ainda podem ser abertas da maneira normal, se necessário.

3) Use um navegador sem abas


Para aqueles que estão fartos de gerenciar suas abas e querem abandonar essa abordagem de uma vez por todas, pode interessar o Colibri, um novo navegador que se livra das abas completamente. Quando você encontra um site que você quer ver depois, você pode adicionar ele a uma lista chamada Links, em vez de uma aba, e você pode abrir a sua lista de Links a qualquer momento.

4) Use o modo de tela cheia


A maioria dos navegadores modernos tem um modo de tela cheia que você pode usar para se livrar de distrações como outros programas, menus e atalhos. No Chrome você pode apertar F11 (Windows) ou Cmd+Ctrl+F (Mac), já no Firefox os comandos são F11 (Windows) ou Cmd+Shift+F (Mac). No Chrome, você pode esconder o menu e a aba de endereço também através das configurações.

5) Simplifique os sites que você visita


Os sites hoje em dia geralmente vem acompanhados de uma enxurrada de código extra além do conteúdo de fato, e o uBlock Origin para Chrome e Firefox descasca o site até seus elementos essenciais. Ele pode bloquear anúncios, mas isso é só parte do que ele faz, e é bem customizável. Não se esqueça de permitir as propagandas em sites que você quer apoiar, como o Gizmodo Brasil.

6) Use um serviço de “ler depois”


Muitos de vocês já usam serviços como o Instapaper ou o Pocket, mas se você não faz isso ainda, talvez seja bom pensar em começar. Eles mantém leituras maiores seguramente salvas para quando você tiver tempo para elas, para que a sua navegação não seja interrompida. Você pode até continuar a leitura em um aplicativo móvel quando o seu computador estiver desligado.

7) Corte sites que causam distrações


Talvez o seu problema seja apenas ser muito facilmente distraído pelas maravilhas da internet enquanto você deveria estar trabalhando em algo que não envolve o Facebook, Twitter ou seu fórum de esportes preferido. Se você é desses, existem extensões para ajudar: veja o StayFocused para Chrome ou o BlockSite para Firefox, ambos extensivamente customizáveis.

8) Elimine o entulho


Os navegadores atuais fazem um trabalho bem decente em manter uma estética minimalista, mas você pode provavelmente fazer algo para limpar ainda mais abrindo a página de extensões do seu navegador preferido. Esconda qualquer extensão útil que você não quer ver sempre, e desinstale outras que você não precisa. Seu navegador vai agradecer.

Sair da versão mobile