Fazer root ou não fazer root? Eis a questão. Fazer root no seu Android definitivamente aumenta seu nível geek em um ou dois pontos. Isso requer um certo nível de comprometimento, um pouco de esperteza, e algum risco. Então, por que você teria todo esse trabalho?

Nós temos nove motivos para você.

O que é Root?

Nós falamos sobre root várias vezes por aqui, mas eis um resumo para quem ainda não conhece. Fazer root significa ganhar acesso à raiz do seu dispositivo. Quando você tira seu smartphone da caixa, por mais que tenha várias coisas que você possa mudar, você só altera o que o fabricante permite. Ao ganhar acesso à raiz você pode modificar o software do dispositivo no nível mais profundo. Exige um pouco de hacking (mais em alguns dispositivos do que em outros), viola a sua garantia, e tem uma pequena chance de você quebrar completamente seu telefone para sempre. Mas quer saber? Vale muito a pena com todas as coisas boas que você ganha. Este guia do Lifehacker (em inglês) pode ajudá-lo.

1. Vários apps

Se você gasta muito tempo na Google Play Store, você sabe que não é difícil encontrar bons apps. Mas se preocupar com os bons quando você pode ser os melhores. Uma vez que você fez root você não só pode conseguir mais apps, mas os apps que você tem acesso podem te levar a lugares mais profundos do cérebro do seu telefone. Em alguns casos você consegue fazer coisas que operadoras, fabricantes e até o Google não querem que você faça. Alguns vão deixar você fazer coisas legalmente questionáveis. Por exemplo, o Network Spoofer usa seu dispositivo para criar uma rede sem fio falsa. Quando seus visitantes entrarem, você pode fazer a imagem que eles vêem se inverter, ou o texto ficar borrado. É uma brincadeira inofensiva, mas claro que pode (mas não deve!) ser usado para roubar senhas e outras coisas nefastas.

root1

Onde você encontra essas pérolas apenas para quem fez root? Vàrios desses apps ainda estão na Google Play Store. O Google é muito mais tranquilo com root do que é a Apple com jailbreak. Alguns apps, como o Tasker, funciona para dispositivos com configuração de fábrica, mas ganham superpoderes depois de fazer root.

2. As últimas atualizações do Android

Droga, por que eu sempre estou três atualizações atrás? Esta deve ser a atualização mais comum dos usuários do Android, já que mais da metade deles não chegou nem ainda ao Ice Cream Sandwich. Entre o Google, operadoras e fabricantes de hardware, tem muitas outras coisas que definem se o seu aparelho vai ou não receber uma atualização. Quem tem tanta paciência?

A comunidade de desenvolvedores de Android, por sua vez, é um grupo hardcore. Eles frequentemente são capazes de colocar um novo OS em um aparelho meses antes da operadora lançar uma versão oficial, e muitas vezes com recursos extras. Uma vez que você fez root, você só precisará encontrar a versão do OS que você quiser (otimizada para seu dispositivo específico), e geralmente é extremamente fácil instalar.

3. Descartando a skin

Entusiastas do Android odeiam as skins que fabricantes usam nos seus dispositivos. Elas são pesadas, feias, desajeitadas ou simplesmente não tão limpas e funcionais quanto o Android stock. Elas também são um dos principais motivos das atualizações demorarem tanto. Você quase sempre fica melhor sem elas.

root2

Então faça root! Assim que fizer, você pode baixar e instalar diversas ROMs customizadas (diferentes versões do firmware do Android). Algumas delas são altamente modificadas e ganham novos recursos, enquanto outras são basicamente o Android puro. Limpar uma skin feia pode ser como tomar um ar fresco.

root34. Acabe com o inchaço

Smartphones com Android estão cheios não apenas de skins, mas também de um punhado de apps supérfluos que você não quer e nunca vai usar. Geralmente, eles são apenas coisas que colocam você mais entrincheirado no ecossistema da operadora. A melhor parte? Você não pode removê-los. No Android 4.1 (Jelly Bean), você pode desativá-los para não precisar vê-los, mas eles ainda estão lá, ocupando espaço. Depois de fazer root, você pode usar o Titanium Backup para deletá-los eternamente. Apenas tenha cuidado para não apagar algo que seu Smartphone precise de verdade, ou então vai se arrepender.

5. Melhore a bateria e a velocidade

O seu aparelho tá começando a ficar lento? Ou talvez você esteja com problemas para passar um dia inteiro com apenas uma recarga? Fazer root permite instalar kernels customizados (o software que permite que o sistema converse com o hardware, basicamente) que são otimizados diferentemente. Alguns são feitos para menor consumo de energia, e outros são desenvolvidos para velocidade. Você também pode usar apps como Set CPU, que habilita o overclock ou underclock do processador, e ainda define regras para o uso.

Por exemplo, você pode definir que seu processador use mais poder quando estiver jogando algo que exija mais gráficos, e pode colocá-los para gastar menos energia quando a tela está desligada.

 6. Customização total

O Android já é o sistema móvel mais customizável que temos por aí, o que é um dos grandes trunfos dele, mas se você fizer root no seu dispositivo as coisas ficam ainda melhores. Se você quiser uma mudança completa, pode fazer download de ROMs customizadas que não parecem nem um pouco com o Android. Quer que seu dispositivo seja controlado apenas por gestos? Sem problema, instale o GMD Gesture Control (veja o vídeo abaixo). Prefere um teclado deslizável quando está em modo retrato, mas um que prevê o que você escreve quando está em paisagem? Keyboard Manager vai mudar automaticamente entre os formatos que você quiser. Você pode adicionar recursos como widgets na sua barra de notificações, ou mudar como certas coisas parecem ou se comportam, como a tela de bloqueio ou a barra de notificações. O céu é o limite.

7. Recursos infinitos

Além de apenas customizar os recursos existentes no seu smartphone, rooting ajuda a colocar todos os tipos de novas bizarrices. E você vai adorá-las.

Quer usar o controle do PlayStation para jogar melhor? Você pode. Quer definir regras para ligações, como quem pode ou não pode ligá-los em certos momentos? Por que não? Talvez sua operadora tenha bloqueado alguns apps, ou um app não está disponível no país que você mora? Existem apps que enganam seu telefone e o Google e fazem acreditar que você está em outra operadora ou lugar. Com medo de se conectar a redes públicas de Wi-Fi? Wi-Fi Protector vai manter seu aparelho seguro de ataques. Ou, você pode colocar a nova câmera do Android 4.2 em um telefone que não tem o Jelly Bean. Acidentalmente deletou algo que não queria apagar? Undelete pode ajudá-lo. As possibilidades são infinitas.

root58. Hotspot Wi-Fi gratuito

Você provavelmente sabe que seu telefone pode fazer a função de hotspot Wi-Fi, permitindo que você mantenha seu laptop (ou tablet, ou qualquer coisa) online em qualquer lugar que tenha conexão de dados. O truque? Muitas operadoras cobram por isso, enquanto outras simplesmente desabilitam a função. Com um dispositivo com root, no entanto, você pode simplesmente baixar o Wireless Tether (sim, direto da Google Play Store), criar sua própria rede Wi-Fi criptografada e sua operadora não vai mais ser a mais sábia.

Se você ligar vários dispositivos no seu telefone, só tenha cuidado para não estourar seu limite mensal de banda. Dados são consumidos bem mais rápidos em um laptop.

9. Backup melhorado

Existem apps por aí que meio que fazem backup do seu smartphone, mas geralmente eles aturam na superfície (contatos, imagens, música, etc). Depois de fazer root, você pode ir muito mais além. Pegue o Titanium Backup. Ele não apenas recupera todos os seus apps como também todas as informações contidas nesses apps. Então você está indo muito bem no Temple Run mas quer limpar seu telefone e começar de novo? Use o Titanium para recuperar os dados do app e você conseguirá voltar para onde estava. É uma ótima opção de segurança caso você queira brincar com o cérebro do seu aparelho.

Apesar de todos esses benefícios, só você pode decidir se fazer root é o ideal para você. Para algumas pessoas não vale o tempo e esforço. Para outros, é um enviado de Deus que permite usar os aparelhos de maneira melhor e por muito mais tempo. Se você decidir fazer, leia bastante e tenha certeza de seguir as instruções corretamente. Depois disso, faça o que quiser. O smartphone é seu.