Matt Groening, criador de Os Simpsons, disse em entrevista recente onde fica a Springfield de verdade. Há muitas cidades com este nome nos EUA, mas Homer e cia. moram na Springfield de Oregon, estado onde Groening passou sua infância. Vamos andar pela cidade e ver como são os principais pontos de Os Simpsons na vida real.

Em entrevista à Smithsonian Magazine, Groening disse:

Springfield recebeu o nome de Springfield, Oregon. O único motivo é que, quando eu era criança, o programa de TV Papai Sabe Tudo (Father Knows Best) se passava na cidade de Springfield, e eu fiquei entusiasmado porque imaginei que era a cidade próxima a Portland, onde me criei. Quando eu cresci, eu percebi que era só um nome fictício.

Eu também percebi que Springfield era um dos nomes mais comuns para uma cidade nos EUA. Antecipando o sucesso do programa, eu pensei: “Isto vai ser legal, todo mundo vai achar que é a Springfield deles”. E acham mesmo.

Dê uma olhada em como é cada lugar dos Simpsons na vida real. Alguns deles são semelhantes; outros não se parecem, como o edifício da prefeitura – ele é baseado na prefeitura de outra cidade. As imagens a seguir vêm do Google Maps e Google Street View.

 

Cadê o Apu?

 

O bar do Moe.

 

Big Burger = Krusty Burger?

 

Escola primária.

 

A área de esportes.

 

A Primeira Igreja de Springfield é pouco similar à do desenho.

 

A Prefeitura é uma monstruosidade dos anos 70 ou 80 que não se parece em nada com a dos Simpsons – aparentemente, o desenho se baseia na biblioteca de Chelmsford, MA.

 

O lago próximo a Springfield.

 

Uma casa típica de Springfield.

 

Será que vendem HQs na loja real também?

 

Biblioteca pública.

 

Felizmente não há nenhuma usina nuclear, mas esta área da cidade parece a base para uma.

***

Com certeza a Springfield real não é tão charmosa como a Springfield do desenho, especialmente quando você está curtindo Os Simpsons em um sofá confortável com sua esposa e dois gatos.