_Curiosidades

A Lexus diz que criou um hoverboard que funciona, mas será que devemos nos animar?

Não é a primeira vez que nos prometem um hoverboard, mas talvez seja esse o momento em que eles entrarão nas nossas vidas.

A Lexus está divulgando uma série de vídeos chamada Amazing in Motion, e um deles é simplesmente fantástico: ele revela um hoverboard que, de acordo com a empresa, consegue flutuar cerca de 2,5 cm acima do chão. Não é nada perto do que vimos em De Volta Para o Futuro 2, mas talvez a montadora tenha nos aproximado um pouco mais desse sonho.

Já vimos um monte de hoverboards reais e de brinquedo, e algumas coisas que até lembram um pouco o original, mas todos eles usam ímãs super fortes para conseguirem se manter no ar. Mas quanto mais peso é colocado em cima do aparelho, mais frios e fortes precisam ser esses ímãs. A Lexus diz que seu hoverboard usa supercondutores resfriados a nitrogênio líquido e ímãs permanentes para suportar o piloto, e é por isso que temos essa fumaça branca saindo dele.

Entramos em contato com a Lexus para saber mais sobre o hoverboard, mas até agora a empresa só falou um pouco sobre suas especificações. Ela disse que o hoverboard está em desenvolvimento há mais de 18 meses por equipes na Alemanha e em Londres, e atualmente está sendo testado por skatistas profissionais em Barcelona, apesar de que andar em um desses ser uma experiência bem diferente de um skate.

Quando falamos em hoverboards, queremos desesperadamente acreditar que eles existem. Afinal, já estamos em 2015, e o mundo não se parece nada com o previsto em De Volta Para o Futuro 2. Já deveríamos ter skates voadores nas ruas!

Mas muitas coisas nessa história não foram bem explicadas e talvez seja melhor não nos empolgarmos muito com ela. Todo dispositivo flutuante que depende de supercondutores só funciona em superfícies magnéticas especiais. O vídeo mostra o hoverboard deslizando por pistas tradicionais de skate, mas na verdade as coisas são bem diferentes: ele de fato exige uma estrutura metálica para funcionar, e não apenas concreto.

O vídeo também não mostra ninguém andando em um. A Lexus prometeu mais informações e vídeos dele sendo testados, mas não para agora. O que você acha? É apenas mais um golpe publicitário levemente baseado em ciência de verdade? Ou a Lexus de fato conseguiu criar um hoverboard bem parecido com o usado por Marty McFly?

[Lexus]

Sair da versão mobile