Em breve o Google passará a exibir informações relevantes do seu Gmail quando você fizer uma pesquisa normal na boa e velha pesquisa do Google. Você já pode testar isso agora, antes da novidade ser oficializada.

O seu email é basicamente um enorme repositório de informações das quais você precisa. É nele que você guarda itinerários de viagens, detalhes de festas, códigos de rastreamento de encomendas e outros incontáveis dados importantes. Se você ativar o recurso, o Google puxar´informações relevantes dos seus emails e as exibirão junto aos resultados das pesquisas. Pesquisando informações para uma futura viagem, por exemplo? A confirmação do seu voo via email aparecerá no painel à direita.

Com o lançamento do Knowledge Graph no começo do ano, a abordagem inteira do Google em relação à pesquisa mudou. Integrar o Gmail aos resultados de pesquisa se encaixa nesse novo mantra. Antes, o Google queria lhe fornecer links para a informação. Agora, ele quer combinar as fontes e lhe entregar a informação em si, diretamente.

É uma unificação mais profunda da sua identidade Google, coisa que também pode ser encarada como uma invasão ainda mais escancarada da sua privacidade. Esse direcionamento do Google parece inevitável, então o melhor a se fazer talvez seja relaxar e aproveitar os benefícios enquanto nos esforçamos para esquecer os pontos negativos e assustadores.

O teste é limitado para endereços de email @gmail.com e só será disponibilizado no Google.com em inglês. Se você entrar e não gostar, pode sair depois, sem problemas. Ninguém disse quando essa opção será estendida para para uma audiência maior. [Google via The Next Web]