_Android

A Qualcomm tentou brilhar no dia da Apple, mas deu ruim

A não ser que elas estejam tentando esconder alguma novidade, a maioria das empresas já sabe que é melhor não ficar no caminho da Apple durante o evento que ocorre hoje. No entanto, parece que a Qualcomm estava se sentindo um tanto solitária e resolveu publicar um longo post em seu blog listando tudo o […]

A não ser que elas estejam tentando esconder alguma novidade, a maioria das empresas já sabe que é melhor não ficar no caminho da Apple durante o evento que ocorre hoje. No entanto, parece que a Qualcomm estava se sentindo um tanto solitária e resolveu publicar um longo post em seu blog listando tudo o que os celulares Android fizeram primeiro, o que podemos apenas suspeitar que seja uma maneira de lembrar as pessoas que a Qualcomm ainda existe.

Mas o mais engraçado de tudo isso é que, mesmo sendo responsável por trazer muitas destas novidades para nós, grande parte do que foi listado pela Qualcomm está errado.  E fica ainda pior: aparentemente, uma versão anterior da página trazia ainda mais dados incorretos do que os que são listados agora.

Os primeiros itens a chamar a atenção na lista são “sensor de profundidade por luz estruturada” e “leitor de impressão digital embaixo da tela”, que a Qualcomm alega ter aparecido primeiro em modelos de demonstração. O primeiro item, inclusive, ainda nem está presente nos celulares disponíveis no mercado, o que deixa a lista ainda mais estranha. O “leitor de impressão digital embaixo da tela”, por sua vez, pode fazer referência a aparelhos como o Mi 5s da Xiaomi, cujo sensor é localizado nas bordas e embaixo da tela de vidro, ou construído diretamente na tela, o que é algo que nenhuma companhia criou até o momento.

É listado também que a companhia foi a primeira a trazer telas de toque resistentes à água, tecnologia atribuída ao Xperia Z4, da Sony. O que é bem esquisito porque o Z4 existiu apenas no Japão (ele é chamado de Z3+ em todo o resto do mundo), e ele não era mais resistente à água que o Xperia Z3 ou o Xperia Z2, que vieram antes dele. Agora adicione a isso o fato da Sony ter acabado de fechar um acordo em uma ação coletiva por seus celulares à prova d’água não serem tão à prova d’água e imagine se isso é algo que deveria ter sido destacado.

Até mesmo o item de celulares sem borda é estranho. O Xiaomi Mi Mix é de fato um celular incrível, mas suas bordas não são lá tão menores que as do Aquos Crystal, da Sharp, que também roda Android e foi lançado dois anos antes. Então, se você está montando uma lista do que foi pioneiro, pelo menos confirme os seus fatos.

Todas as categorias para Mobile HDR, Netflix HDR e Amazon HDR também são um tanto bobas, já que tudo se referem a uma mesma tecnologia. Se for para fazer uma lista dessa forma, talvez seja melhor listar cores de celulares que não existiam antes. Ei, tenho quase certeza que o Galaxy S8 foi o primeiro celular a sair na cor ‘cinza orquídea’!  Por que não colocamos isso na lista também?

Ou talvez isso seja apenas uma tentativa de atingir a Apple já que as duas companhias travam batalhas judiciais para disputar licenças e patentes. Mas, olha, Qualcomm, você é uma empresa multibilionária dona de muitas das patentes essenciais para telefones modernos e telecomunicações. Ninguém vai esquecer que você existe ou como você contribuiu para a tecnologia, mas será que você pode tentar compartilhar o palco com alguém pelo menos por um dia?

[9to5 Mac]

Sair da versão mobile