Vai fazer uma viagem realmente longa e, para passar o tempo, gostaria de algo mais… volumoso para ler? Que tal baixar a Wikipedia inteira? Pois agora isso é possível — basta ter espaço em disco e paciência para baixar 10 GB.

O projeto é do criador do leitor multiplataforma (Windows, Linux e OS X) Kiwix, que lê o formato OpenZIM, criado especialmente para a leitura de wikis. Há diversos arquivos compilados lá, para a maioria dos idiomas da enciclopédia colaborativa, inclusive o português — o arquivo dessa tem 6 GB. A inglesa, maior, chega a 10 GB. Esses números não contêm imagens; se fossem incluídas apenas miniaturas de todas elas no arquivo da Wikipedia inglesa, o tamanho pularia para mais de 100 GB. O formato OpenZIM, embora descarte imagens, preserva a formatação, referências e outras características marcantes das wikis.

Essa é mais uma demonstração do quão econômico é o Torrent. Com links magnéticos, então, o espaço e consumo de tráfego em servidores é zero. Para os atrasados que ainda torcem o nariz para essa opção de download, há outras formas de baixar a sua edição estática (datada de janeiro de 2012) da inquieta Wikipedia. [Wikimedia via Microsiervos]