Desde julho, alguns aeroportos brasileiros começaram a receber Wi-Fi gratuito: você chega a um balcão de atendimento da Infraero com sua passagem e recebe um cartão que dá 15 minutos de internet. Isso é muito pouco! Por isso, a Infraero decidiu retirar esse limite e expandir o Wi-Fi gratuito para mais aeroportos até março.

Hoje, os 15 minutos de internet gratuita só estão disponíveis em Congonhas (SP), Cumbica (SP), Galeão (RJ) e Brasília. Até o “começo do ano que vem”, prazo prometido pela Infraero, o Wi-Fi chega a 18 aeroportos: Belo Horizonte, Manaus, Cuiabá e as principais capitais do Nordeste e do Sul serão contempladas – a lista completa está aqui.

Usar a internet gratuita, no entanto, é algo desnecessariamente complicado e pode ficar ainda mais. Você vai ao balcão de informações da Infraero, mostra sua passagem, e eles lhe dão o cartão com o código de acesso. Mas o sinal deve ficar restrito apenas às salas de embarque, depois do raio-X.

Para a internet ilimitada, a Infraero discute se vai manter o sistema atual ou negociar com empresas a criação de um app específico para usar a internet do aeroporto. Mas, se a ideia é oferecer o serviço apenas pra quem vai viajar, não é mais fácil simplesmente limitar o sinal dentro das salas de embarque?

Outra ideia nova a ser implementada: propagandas no aparelho do passageiro, em troca da internet ilimitada. Ao se conectar ao Wi-Fi gratuito, aparece uma propaganda no browser, e depois você começa a navegar. Prefiro internet grátis com propaganda a não ter internet grátis – é só não atrapalhar a navegação, e por mim tudo bem.

O Wi-Fi gratuito está começando no Brasil, mas precisa ficar bem mais simples. Quando eu estava no Galeão (RJ) indo pra Salvador, saquei meu celular e não conseguia usar o código de acesso – porque a página móvel não permite. Só usando o laptop eu entrei na página certa e coloquei o código depois de um cadastro. Sério. Em Las Vegas, eu só peguei o smartphone, entrei no Wi-Fi gratuito e pronto. Simplifique, Infraero. [Estadão]

Imagens por Blog do iPhone