Dentro de algum tempo todos os aeroportos do Brasil oferecerão tomadas e Wi-Fi gratuito para os passageiros usarem enquanto esperam para embarcar nos seus voos.

A Secretaria Nacional de Aviação (SAC) determinou a disponibilização desses serviços, mas não detalhou velocidade, tempo de conexão e nem quantas tomadas deverão ser instaladas (segundo o Tecnoblog, eles deixaram um vago “número suficiente para atender a demanda de passageiros”.

Atualmente alguns aeroportos oferecem tomadas e Wi-Fi, mas ainda bem longe do ideal. No Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, algumas vezes é mais vantajoso se manter no 3G do smartphone do que usar o Wi-Fi gratuito. Na maioria das vezes, no entanto, você precisa escolher entre a rede 3G congestionada com tantas conexões sendo feitas no mesmo espaço e o Wi-Fi lento e também congestionado com tanta gente tentando usar ao mesmo tempo. É uma situação complicada onde qualquer que seja a sua decisão você acaba perdendo. Resta saber se, de alguma forma, esse Wi-Fi prometido pela SAC vai facilitar a vida daqueles que aguardam ansiosamente pelo voo.

A disponibilidade da internet sem fio e das tomadas começará logo após a passagem pelo Raio-X – você poderá ficar bem longe do seu portão de embarque usando a internet enquanto espera pela hora cerca de embarcar no avião.

Mais informações sobre isso devem surgir nas próximas semanas – esperamos que antes da Copa de 2014 os aeroportos brasileiros já tenham tomadas e Wi-Fi para atender a tantos turistas que desembarcaram por aqui para os jogos de futebol. [Tecnoblog]

Foto por Christyam de Lima via Flickr