Boa notícia, amantes do mar e fãs do Cousteau: o Google Earth agora permite a você explorar o fundo do mar. É uma bela viagem, mesmo que ainda não cubra todo o planeta.

Apenas uma pequena fração de nossos oceanos já foi explorada. Na verdade, nós sabemos mais sobre as superfícies de Marte e da Lua que sabemos sobre nosso próprio fundo do mar. Então, em homenagem ao Dia Mundial do Oceano, nós fizemos uma parceria com a Columbia University para acrescentar no Google Earth mais terreno submarino do oceano do que já esteve disponível antes. Com a adição dos dados da Topografia Multirresolução Global (GMRT) da Columbia, você pode explorar metade da área do oceano já coberta, uma área maior que a América do Norte.

Para explorar os mares e o que há debaixo deles, basta baixar o Google Earth e abrir o programa – ou acessar o Google Earth direto no navegador. Daí, é só clicar em qualquer oceano e navegar. Você também pode baixar este arquivo de atualizações para fazer um tour pelos novos dados do oceano acrescentados no programa. [Google LatLong via New Scientist]