Com o sucesso do vídeo do bonequinho que ganhava vida com um pouco de água, muita gente se perguntou “como que isso acontece?” Muitos pensaram que havia algum truque por trás da mesa, o que fazia com que a figura se movesse. Mas como Steve Mould explica, aquilo acontece por uma simples ciência dos marcadores apagáveis.

• A mágica de derramar água num bonequinho desenhado com marcador
• A Disney meio que confirmou a teoria de conexão dos filmes da Pixar

Marcadores permanentes utilizam tintas que possuem um poderoso adesivo e é assim que elas aderem à praticamente qualquer superfície. Já os marcadores apagáveis secos usam tintas com um adesivo fraco, o que facilita na hora de fazer anotações e desenhos que talvez sejam apagados depois.

bonequinho-agua

De acordo com Mould, a tinta dos marcadores apagáveis também é insolúvel. Isso significa que elas não se misturam com líquidos e, além disso, significa que são menos densas do que a água. Quando você joga água num bonequinho desenhado numa superfície lisa com um desses marcadores, a força de empuxo supera a aderência da tinta, fazendo com que o desenho saia da superfície e comece a flutuar.

Saber disso torna o truque menos impressionante? Felizmente não. E você não precisa mostrar essa explicação para seus amigos antes de fazer um bonequinho ganhar vida magicamente.

[YouTube]