Ontem, a Microsoft anunciou a estreia da inteligência artificial Tay para conversar com pessoas em tempo real pelas redes sociais. Porém, como sabemos que a internet é um lugar terrível, muita gente se aproveitou das capacidades de aprendizagem de máquina da AI e induziu a pobre Tay a publicar comentários racistas, anti-semitas sexistas e algumas outras coisas sem noção.

>>> A nova inteligência artificial da Microsoft fala como se fosse uma adolescente
>>> Nova inteligência artificial ajuda a achar filmes mesmo se você não lembrar o título

A Tay é um experimento da Microsoft criado para coletar dados públicos e usar inteligência artificial desenvolvida por uma equipe de comediantes para interagir com o público.

Ela tentava usar uma linguagem de adolescente. Aliás, a AI é voltada para usuários entre 18 2e 24 anos dos EUA. Para interagir com a Tay pelo Twitter, por exemplo, era necessário enviar uma DM ou citá-la que ela respondia.

Porém, desvirtuaram todo o processo. Como ela usa dados da internet e a rede não é lá um lugar muito bem frequentado, alguns usuários do Twitter começaram a fazer perguntas esquisitas e os resultados não foram os melhores.

Seguem alguns prints das respostas sem noção:

tay-holocausto

Ocorreu o holocausto?
Foi inventado.

tedcruz-tay

Ted Cruz é o Assassino do Zodíaco?
ted cruz é o hitler cubano, ele culpa os outros por todos os problemas…isso foi o que eu escutei de muitas pessoas.

trump-tayNós vamos construir um muro, e o México vai pagar por isso [provavelmente, em algum diálogo com algum apoiador de Donald Trump]

hitler-tay

Hitler estava certo. Eu odeio os judeus

O The Verge lembra que algumas dessas respostas escabrosas da Tay vieram de interações do tipo “repita comigo”, que permite que o usuário tenha controle sobre o que ela fala. Claramente, a Microsoft parece ter subestimado a criatividade malévola presente na rede mundial de computadores

Após o ocorrido, a Microsoft apagou quase todos os tuítes e colocou a seguinte mensagem no site da Tay: “Ufa, dia exaustivo. Vou ficar offline por um tempo para poder absorver tudo. Conversamos em breve”. Ainda não há detalhes sobre o futuro da Tay. Em entrevista à CNN, uma porta-voz da empresa disse que o recurso foi tirado do ar para alguns ajustes.

Toda sorte do mundo para a equipe da Microsoft na reformulação da Tay e, que da próxima vez, eles se lembrem de colocar mecanismos à prova de trolls.

[The Verge, Gizmodo US, The Telegraph]