Inteligência artificial AlphaGo do Google vai competir contra o melhor jogador de Go do mundo

O chinês Ke Jie é, atualmente, o número um em Go do mundo. Será que ele consegue vencer uma partida contra a inteligência artificial do Google?

A humanidade vai ganhar mais uma chance de se redimir: o computador especialista em Go do Google vai competir com o melhor jogador do mundo na categoria, Ke Jie, ainda em 2016.

>>> Lee Sedol perde partida final de Go e inteligência artificial do Google vence por 4 a 1

A decisão representa uma mudança de opinião por parte de Ke, que tem 18 anos e é chinês. Ele inicialmente disse que poderia muito bem vencer o AlphaGo, mas falou à mídia chinesa que ele não queria jogar porque isso faria o computador copiar seu estilo de jogo.

No começo do ano, o AlphaGo venceu o Lee Sedol por 4 a 1, um desenvolvimento que muitos dizem significar um grande salto para a inteligência artificial por um lado, mas, por outro, fez a Coreia do Sul (de onde é Sedol) se assustar e decidir investir US$ 860 milhões na indústria de inteligência artificial.

Apesar de não ser de hoje que computadores conseguem vencer humanos em jogos – já faz quase 20 anos desde que o Deep Blue venceu o campeão de xadrez Garry Kasparov – a partida foi marcante porque Go é um jogo muito mais complexo do que xadrez. Desde a derrota de Sedol, outros tentaram a sorte contra a máquina, e um jornal estatal chinês disse até que quer colocar seus próprios engenheiros contra o AlphaGo.

Quando Sedol perdeu, Ke aparentemente mudou de ideia sobre enfrentar o AlphaGo. Apesar de Ke ser atualmente considerado o número um do mundo por ter vencido Sedol e conquistado o título, o Engadget destaca que Sedol é considerado o “Roger Federer do Go” por causa da sua grande experiência no jogo.

Como Ke e Sedol provavelmente estão em níveis semelhantes de habilidade, o novo jogo contra o AlphaGo pode não significar muita coisa. Mas agora poderemos saber se Ke pode vencer o AlphaGo, ou se ele é capaz de ao menos se sair melhor do que Sedol, e aí poderemos decidir se já está na hora de levar a AI do Google mais a sério e desenvolver uma forma de impedir a sua expansão.

[Engadget]

Foto de topo via Flickr

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas