_Amazon

Seguindo os passos da Netflix, Amazon ganha prêmio por série original exibida via internet

Há algum tempo, a Netflix vem recebendo muitos prêmios e indicações, e ela não está sozinha: uma série original da Amazon ganhou dois Globos de Ouro.

Há algum tempo, a Netflix vem recebendo muitos prêmios e indicações, provando que é possível criar séries de qualidade feitas para a internet. E ela não está sozinha: uma série original da Amazon foi indicada para dois Globos de Ouro – e ganhou os dois.

Transparent levou o prêmio de melhor comédia e melhor ator principal em comédia (Jeffrey Tambor). Esta é a primeira série produzida pela Amazon Studios a ganhar um prêmio importante.

Ela é um sucesso de crítica e de público: tem 98% no Rotten Tomatoes, e nota 4,4/5 na própria Amazon, onde os clientes podem deixar suas próprias resenhas, como em qualquer outro produto. A série acompanha a vida de uma família em Los Angeles após descobrir que o pai Mort é transgênero:

A Amazon Studios existe desde 2010, mas só começou a produzir séries em 2013. Ela tem um processo diferente da Netflix: em vez de fazer temporadas inteiras e torcer que o público goste delas, a Amazon produz apenas o primeiro episódio de várias séries novas. O público assiste, fornece feedback para a Amazon e a empresa decide quais séries ganharão temporadas completas – e quais serão canceladas.

Dessa forma, a Amazon produziu 29 episódios-piloto; delas, sete já ganharam temporadas completas, enquanto mais outros cinco foram aprovados e terão novos episódios ao longo de 2015. Nas próximas semanas, serão lançados mais seis novos pilotos.

A Amazon também dá uma nova chance para séries canceladas na TV. O drama Ripper Street teve duas temporadas na BBC, não foi renovado, então a Amazon Prime Instant Video (antes conhecida como LoveFilm) produziu uma terceira leva de episódios inéditos, disponíveis via streaming só no Reino Unido.

Tudo para o Prime

Por que a Amazon está interessada em fazer séries? É que isso ajuda a convencer mais pessoas a assinar o serviço Amazon Prime. Ele custa US$ 99 por ano e oferece de tudo: frete grátis para produtos físicos, com entrega em até dois dias; um milhão de músicas para streaming; 500.000 e-books para alugar; espaço ilimitado para fotos na nuvem; mais 40.000 filmes e séries.

No Prime, estão inclusas as séries originais da Amazon. E como elas são exclusivas do serviço, não há outra forma (legítima) de assisti-las. (O Prime oferece o catálogo de vídeos apenas nos EUA, Reino Unido e Alemanha.)

A Netflix vem seguindo uma estratégia semelhante, e com sucesso. Este ano, ela recebeu 7 indicações ao Globo de Ouro por suas séries, e ganhou uma: melhor ator principal em drama, para Kevin Spacey em House of Cards. No ano passado, o prêmio de melhor atriz principal em drama foi para Robin Wright, também de House of Cards.

E quanto ao Emmy, maior prêmio para séries, a Netflix já recebeu 44 indicações – principalmente pelas séries House of Cards e Orange Is the New Black. Ela ganhou dez estatuetas, incluindo melhor diretor para David Fincher. A Amazon ainda não ganhou nenhum Emmy, mas deve ser questão de tempo: a TV parece ter um futuro próspero na internet.

Sair da versão mobile