Um dos desafios do Google Glass é se tornar amigável para os usuários comuns, não só para os geeks como eu e você. Mas dado que ele ainda nem foi lançado para o público, foi uma surpresa vê-lo hoje sendo usado por ninguém menos que Ana Maria Braga.

Infelizmente a Globo tirou o vídeo do ar (ele estava neste link), mas ele está disponível abaixo, cortesia de Breno Masi. No teste, Ana Maria navegou pela interface usando o touchpad na lateral, e fotografou o cenário através de um comando de voz. “É tudo online”, lembra Ana Maria.

A apresentadora, já recuperada daquele incidente com um carro inteligente, continua interessada na tecnologia do futuro, e contou com a ajuda de Breno Masi para conhecer os óculos inteligentes do Google – ele nos emprestou o aparelho para nosso hands-on.

Sobre o Google Glass, sobreviveu no site do programa apenas o vídeo abaixo (ele abrirá em uma nova janela):

ana maria braga google glass 2

O Mais Você usou as imagens de quando o Google Glass era apenas um conceito – não é a interface real do aparelho. Além disso, algumas informações sobre ele não são muito precisas: o Glass ainda não toca músicas (é uma função prevista para o futuro), não tem GPS (ele usa o GPS do celular), e ainda não permite realizar compras. (E sim, ele funciona com óculos de grau!) Mesmo assim, ver Ana Maria Braga usando os óculos do futuro é algo impagável.

A reportagem também falou sobre os óculos da operadora telefônica NTT Docomo: com o gadget, é possível entender textos em outros idiomas. Ele lê o texto e coloca a tradução por cima, através de realidade aumentada. A operadora espera lançá-lo até 2020, antes das Olimpíadas de Tóquio, para assim ajudar os turistas.

O Mais Você completo de hoje está disponível aqui, mas apenas para assinantes da Globo.com.

Atualizado em 12/11