_Tecnologia

Anatel quer opinião dos consumidores sobre franquia na banda larga fixa

A Anatel abriu uma consulta pública sobre a franquia na banda larga fixa para entender o cenário e ajudar na tomada de uma decisão final sobre o assunto.

A Anatel abriu uma consulta pública sobre a franquia na banda larga fixa para entender melhor a opinião da sociedade e ajudar na tomada de uma decisão final sobre o assunto que vem se arrastando desde o começo deste ano. São 29 perguntas sobre a possibilidade efetiva de risco de esgotamento de capacidade das redes e impactos desses modelos de limites de download, por exemplo.

• Por que somos contra as franquias no serviço de banda larga fixa
• Vende-se internet por quilo

• O real impacto das franquias de internet fixa em jogos online e realidade virtual
• Tem muito mais em jogo que o Netflix de fim de semana na franquia de banda larga

Quem quiser participar do debate não precisa responder todas as questões, que estão disponíveis na plataforma “Diálogo” do site da Anatel. Além disso, não há limite para a extensão das respostas, que podem contar com referências sobre estudos e demais materiais que complementem a discussão. Para dar mais credibilidade à consulta, a agência convidou cerca de 150 especialistas e entidades – entre elas a OAB, órgãos de defesa do consumidor, entre outros – que serão procuradas diretamente.

Para tornar a consulta acessível, a Anatel utilizou terminologia técnica com notas que esclarecem conceitos que não são comuns no dia-a-dia dos consumidores.

O debate provocou algumas mudanças na telefonia brasileira. João Rezende, ex-presidente da Anatel, fez declarações polêmicas durante todo o embate sobre franquias na banda larga fixa e renunciou ao cargo em agosto, alegando “razões de ordem pessoal“.

Como notamos por aqui, as franquias podem criar uma internet ilimitada “dos ricos” e uma restrita “dos pobres”; e podem ser um empecilho para tecnologias como a internet das coisas e a realidade virtual no país.

Enquanto a Anatel não chega a uma decisão, as franquias permanecem suspensas no Brasil.

[Convergência Digital via Anatel]

Sair da versão mobile