O último entrave para o lançamento do novo iPad no Brasil não existe mais: já consta no SGCH, sistema de homologação da Anatel, a última versão do tablet da Apple. O certificado é do dia 27 de março, portanto agora só depende da subsidiária brasileira lançá-lo por aqui. E quando isso deve acontecer?

A página na Anatel com a documentação e fotos do novo iPad nacional é esta aqui. São dois modelos, A1416 e A1430, um 4G e outra com Wi-Fi, respectivamente, ainda que a tecnologia não possa ser usufruída no país no momento. No certificado de homologação há menção às duas fábricas da Foxconn, chinesa e brasileira, em Jundiaí, o que talvez derrube a nossa teoria de que o Brasil seria relegado à produção de versões defasadas dos iDevices. A Apple também insiste no pedido, nunca atendido, de colocar o selo da Anatel no manual em vez de no próprio aparelho.

O iPad 2 foi homologado 29 dias depois do seu anúncio lá fora. Dessa vez demorou 36 dias para que o novo modelo passasse pela Anatel. No ano passado, o iPad 2 passou pela Anatel no finzinho de março e chegou no fim de maio. Se o prazo se repetir neste ano, teremos o novo iPad no meio de junho. Façam suas apostas.