_Espaço

O que aconteceria se você realmente andasse sobre o Sol

Falamos com cientistas sobre o que aconteceria se as pessoas realmente caminhassem no Sol. Sem surpresa, ninguém sobreviveria a um passeio por lá.

Acabamos de perceber que é o 20º aniversário de “Walkin’ on the Sun”, do Smash Mouth, uma música sobre não ser um normie ou ceder a modas efêmeras como curativos da alma. O Smash Mouth nunca fez isso. “Walkin ‘on the Sun” também é o título da biografia oficial da banda, que é muito boa de acordo com os dez comentários que obteve na Amazon.

• Por que gostamos tanto de algumas músicas
• O que aconteceria se explodíssemos a Lua

Nesta edição especial do Giz Asks, falamos com cientistas sobre o que aconteceria se as pessoas realmente caminhassem no Sol. Sem surpresa, ninguém sobreviveria a um passeio em uma bola quente de plasma que pode chegar a 15 milhões de graus Celsius.

Summer Ash

Astrofísica e diretora de divulgação do Departamento de Astronomia da Universidade Columbia

Como é a superfície do Sol?

Entããão, não existe exatamente uma superfície para ficar de pé. Nenhum limite sólido.

O quão perto uma pessoa conseguiria chegar realisticamente antes de queimar?

Uma pessoa no espaço estaria ferrada, independentemente do quão perto/longe estivesse. Acho que se trata mais do fato de que os trajes espaciais não são projetados para exposição a longo prazo, então, além de pensar sobre quando o traje espacial poderia começar a queimar, muito antes disso você simplesmente ficaria desconfortável demais dentro dele (suando e tudo o mais). Como sua própria sauna privada do inferno.

Você morreria de raios cósmicos primeiro (76.443.840 quilômetros, ou metade do caminho), se estivesse fazendo a viagem da Terra para o Sol em seu traje espacial.

Scott Mcintosh

Diretor do High Altitude Observatory, do NCAR

Por que “caminhar no Sol” é um tema oportuno agora, cientificamente falando?

A sonda Parker Solar vai ser a primeira peça de engenharia a chegar tão perto do Sol. Ela vai na verdade tocar a coroa do Sol. Vai ser legal! Na verdade, vai ser bem quente.

Então quer dizer que os artistas indicados ao Grammy do Smash Mouth mentiram? Não dá para de fato andar sobre o Sol?

Não existe nenhuma maldita superfície no Sol! Não é possível, porque, literalmente, não tem superfície.

Tanya Harrison

Cientista planetária, diretora de pesquisa da Iniciativa de Tecnologia e Ciência Planetárias da Universidade do Estado do Arizona

Por que é uma má ideia caminhar no Sol?

A superfície do Sol tem cerca de 6000°C. Sapatos derreteram no calor do verão em lugares como o Texas anteriormente, então nem precisa dizer que eles provavelmente não durariam muito no Sol.

O que é a coroa do Sol e quão quente ela fica?

A coroa é a parte fina e mais distante da atmosfera do Sol. Curiosamente, no entanto, ao contrário da Terra, onde a temperatura da atmosfera diminui com a altura (pelo menos até chegar à exosfera), a coroa é, na verdade, de longe, a parte mais quente do Sol. A superfície é de cerca de 6000 graus Celsius, enquanto a coroa pode exceder 1 milhão de graus Celsius! O motivo de esse ser o caso ainda é um mistério estelar.

A coroa tem uma luz tão fraca comparada ao disco do Sol que não conseguimos vê-la a olho nu (embora você não deva ficar encarando diretamente o Sol, de qualquer maneira). A menos que seja durante um eclipse solar total.  Então, pegue seus óculos de eclipse e encare a beleza da coroa!

Smash Mouth

Artistas

O que vocês acham que aconteceria se uma pessoa de fato caminhasse no Sol?

Sair da versão mobile