O Android ultrapassou hoje a impressionante marca de 1 bilhão de ativações de dispositivos pelo mundo. Surpreendente, não? Para comemorar o marco, o Google colocou uma nova estátua com o robozinho mascote do Android no gramado da sua sede em Mountain View, e o novo Android é… um KitKat gigante.

Sim, o chocolate KitKat mesmo. Uma foto (no topo do post) publicada por Sundar Pichai, o chefão do Android, mostra o novo Android KitKat ao lado dos seus amigos Gingerbread, Jelly Bean, Honeycomb, Ice Cream Sandwich e toda a turma de mascotes-sobremesas do Google.

E isso significa que não teremos uma torta de limão com o próximo Android (rumores diziam que ele se chamaria Key Lime Pie). Sundar Pichai disse que as barras de chocolate batizarão o novo Android. De verdade?

No meu retorno da Ásia, fiquei emocionado ao encontrar este cara aguardando para me receber no gramado — amo a nova estátua #AndroidKitKat e não vejo a hora de lançar a nova versão da plataforma que será tão doce como esta barra de chocolate que é uma das preferidas da nossa equipe :)

kitkat2

O Google inclusive já lançou o site do Android KitKat e resolveu brincar de Willy Wonka: barras de chocolate Kit Kat com uma embalagem promocional do Android e poderão dar um Nexus 7 ou créditos para a loja Google Play Store. Não é uma visita a uma fantástica fábrica de chocolates, mas ainda é um prêmio bacana. No site você também confere uma breve história de todos os sabores dos Androids passados – do Cupcake ao Jelly Bean, com algumas das novidades incluídas em cada nova versão do sistema móvel. No final, o objetivo do Android 4.4 KitKat:

“Nosso objetivo com o Android KitKat é criar uma experiência fantástica do Android disponível para todo mundo.”

androidkitkat2

Quando veremos o Android 4.4? Não sabemos. Mas, ao menos, sabemos o seu nome: KitKat. E, pelo jeito, não é nenhum tipo de licenciamento não: segundo a BBC, não há nenhum acordo comercial entre as empresas para o novo Android receber este nome. O Google foi atrás da Nestlé para batizar o novo Android e não receberá nenhuma recompensa financeira por isso – só que, inevitavelmente, uma marca ficará associada à outra.

De qualquer forma, a marca de 1 bilhão de dispositivos com Android no mundo é bastante significativa e mostra o rápido crescimento do Android: durante o Google I/O, em maio, Pichai disse que as ativações tinham superado a marca das 900 milhões. A taxa de ativação do Android é de cerca de 1,5 milhões de dispositivos por dia, o que é muita coisa mesmo. E que venha o KitKat! [Google+, Android Central 1, 2]