A nova versão do Android enfim está entre nós, e seu principal recurso não é algo exatamente novo, e sim uma nova fase para uma das nossas funcionalidades preferidas do Android. O Google Now agora vai ganhar mais destaque do que nunca, e isso é fantástico.

Com a atualização para o 4.4, a possibilidade de acordar seu smartphone com “OK Google” chega ao Android puro e o Google Now aparece como a sua homescreen, duas adições feitas pelo novo launcher do Nexus 5. Não sabemos ainda como funcionará em outros smartphones, mas esperamos que isso não exija hardware dedicado. Mas não é só isso; o Google Now não é exatamente o mesmo recurso de versões anteriores. O Google diz que o seu assistente digital vai ganhar novos cards para tentar adivinhar o que você quer saber antes de você perguntar qualquer coisa.

Alguns apps também foram atualizados. O Hangouts se tornou de vez o app padrão para mensagens – SMS ou não – conforme as novidades liberadas nos últimos dias pelo Google.

O KitKat chega junto com o Nexus 5, e logo estará disponível também nos outros dispositivos Nexus e Google Play Edition, então o pessoal com aparelhos antigos também pode se animar com isso. Com diversas melhorias por baixo dos panos, o KitKat diminui a exigência feita pelo sistema operacional em relação à potência do smartphone. Isso significa que ele pode ser colocado em aparelhos com 512MB de RAM, e o KitKat poderá ser instalado mesmo em aparelhos de baixo custo. [Google Blog]