Em breve, o Android vai finalmente permitir que você monitore quais apps mais usam a bateria do seu celular. Caso você esteja confuso por acreditar que já tenha essa função, você talvez esteja certo! Algumas skins para Android, como a do Galaxy S8, e alguns apps, como o Greenify, já permitem detectar quais aplicações estão sugando a bateria do seu celular. No entanto, quando o Android Oreo for lançado, ela se tornará padrão no sistema operacional mobile do Google.

Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

Como parte da atualização para o Android 8.1, haverá uma nova seção nas configurações de bateria do Android que irá dedurar os aplicativos que abusam da bateria com um alerta vermelho. O novo monitoramento de drenagem da bateria até providenciará informações de quanto da bateria o app gastou, além de informações mais específicas do que causa este gasto.

Com isso você poderá desativar o app, ou mudar suas permissões para prevenir que ele gaste a bateria de forma excessiva. No entanto, se um aplicativo está habituado a gastar sua bateria, talvez a melhor opção seja deletá-lo e encontrar um substituto.

É impressionante como esta função ainda não é padrão no Android, já que um número de smartphones da plataforma e até iOS já possuem essa característica há anos. Mas antes tarde do que nunca. Porém, ainda não se sabe quando a função será libertada para o público em geral, já que o monitor de bateria está em beta, assim como o restante do Android 8.1.

[Android Police]