_Google

Andy Rubin, ex-Android, está liderando um projeto secreto no Google para construir robôs

Andy Rubin era o homem por trás do Android, mas ele se afastou no início do ano. Na época, sugeriram que ele iria se concentrar em seus interesses pessoais. Agora, uma entrevista com o New York Times revela que ele está trabalhando em um projeto secreto do Google. O objetivo? Criar uma nova geração de […]

Andy Rubin era o homem por trás do Android, mas ele se afastou no início do ano. Na época, sugeriram que ele iria se concentrar em seus interesses pessoais. Agora, uma entrevista com o New York Times revela que ele está trabalhando em um projeto secreto do Google. O objetivo? Criar uma nova geração de robôs.

Falando ao NYT, Rubin explicou que está comandando um grupo de robótica que “adquiriu sem alarde sete empresas de tecnologia, em um esforço para criar uma nova geração de robôs”. O grupo está fora do laboratório Google X, responsável pelo Glass e por carros autônomos. Rubin está ocupado contratando especialistas em robótica para o seu projeto, com bases em Palo Alto (EUA) e no Japão.

Apesar de dar a entrevista, Rubin não revelou exatamente o que tudo isso significa – afinal, é algo secreto. Mas, de acordo com “várias pessoas com conhecimento específico do projeto”, os robôs devem ser utilizados em operações industriais e de varejo – como a separação de produtos nos armazéns da Amazon – em vez de serem vendidos para consumidores.

Independentemente do que Rubin esteja planejando, ele certamente acredita que seu projeto vai vingar:

“Eu tenho um histórico de transformar meus hobbies em uma carreira. Este é o melhor trabalho do mundo. Sou um engenheiro e gosto de mexer nas coisas, então começo a pensar sobre o que gostaria de construir para mim mesmo.”

Resta ver, então, como serão os robôs, e se eles serão bons mesmo. Dada a forma como as coisas funcionam no Google, esperamos por uma versão beta antes do lançamento final – mas, desta vez, para uma espécie bem diferente de Android. [New York Times]

Foto por Joi Ito/Flickr

Sair da versão mobile