_Redes Sociais

Como apagar sua existência online, mas manter todos os seus dados

Google, Facebook, Twitter... Como deletar suas contas em diferentes sites e redes sociais, mantendo informações e a chance de voltar

Está de saco cheio do Snapchat? Cansado do Twitter? Exausto do Facebook? Estamos em uma ótima época para cometer suicídio virtual. Todos esses serviços online deixam você saltar fora se você quiser uma vida online mais limpa e enxuta. Melhor ainda, muitos deles permitem que você exporte os seus dados por segurança antes de você apagar a conta. Então você sempre pode se lembrar daquela vez que o The Rock respondeu seus tweets desesperados ou seu colega de casa lotou seu mural com fotos do seu cachorro.

• Twitter libera cartas com pedidos de informação possivelmente inconstitucionais do FBI
• O que Zygmunt Bauman tinha a nos dizer sobre redes sociais e o mundo conectado

Aqui vai como apagar, e fazer o backup, de contas dos maiores serviços de mídias sociais.

Facebook

Lembra quando o Facebook era divertido? Foi por volta de 2008. De qualquer forma, se você já teve o bastante de propagandas e políticas mal pensadas, você não precisa ficar lá. A opção de meio que deletar o Facebook pode ser encontrada na página de configurações. Aperte em Segurança, então Editar no Desativar sua conta, então aperte no link que aparece.

Isso desativa a sua conta. Ela não vai embora de verdade, e você pode pular de volta pra dentro do rodamoinho social quando quiser. Se você quiser se livrar da sua conta permanentemente, sem chance de poder voltar, então você precisa ir para esta página e clicar em Excluir minha conta. Você ainda terá uma janela para voltar atrás, então tudo estará programado para se auto-destruir em 90 dias.

O Facebook deixa bem fácil pegar uma cópia de todas as suas atividades sociais antes de você sair. Vá para configurações gerais da conta, então aperte em Geral e Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook (uma janela irá pedir a sua senha para ter certeza de que você é realmente quem diz ser). Você recebe os posts, fotos, conversas de chat e mais, tudo em formato HTML, para ver no seu navegador.

Google

Adeus, Google! Se você decidir que está na hora certa de cortar todas as suas conexões com Mountain View, você precisa ir para a sua página de conta e clicar em Excluir sua conta ou serviços. A próxima opção permite que você apague algumas partes da sua conta Google separadamente, como suas contas de Gmail ou YouTube, ou se livrar de tudo de uma vez. Como você deve imaginar, você precisa colocar a sua senha durante o processo.

Se você escolher deletar tudo, vai receber uma lista das coisas que serão apagadas, de imagens do Google Photos a playlists do Google Play Music, e pode então apertar em Excluir conta para confirmar sua escolha. Em cada uma dessas telas, você também verá um link para baixar seus dados.

Essas ferramentas de dados também podem ser acessadas página principal da conta ao clicar em Info pessoais e privacidade. A próxima tela deixa você escolher que partes dos dados você quer salvar (compromissos do Google Calendar? Posts do Blogger?), e você pode escolher um novo tipo de arquivo e método de entrega (ele pode até ser salvo direto no Google Drive, se você decidir manter essa parte do Google).

Twitter

Se você já teve o bastante do Twitter quanto você aguentava, sair do serviço é simples o suficiente. Para conseguir seus dados antes de cair fora, vá para configurações do Twitter no seu navegador, então vá em ContaSolicitar o seu arquivo. Quando ele estiver pronto para ser baixado, você receberá um e-mail de alerta. Todos os seus tweets são salvos em um HTML bem formatado para você reviver aquela tweetada nervosa de anos atrás.

Ainda a fim de sair? Aperte em Desativar a minha conta e então confirme sua escolha na próxima tela. Isso quer dizer apagar na verdade, não apenas desativar, mas você tem um período de 30 dias nos quais você pode logar de volta e continuar normalmente. Se você é uma parte da realeza das contas verificadas do Twitter, você tem 12 meses para mudar de ideia.

Instagram

Para deletar o Instagram, você precisa ir para esta página, dizer para o aplicativo porque você está indo embora (“não é você, sou eu” talvez), colocar sua senha e então apertar em Excluir minha conta permanentemente. Se for de mais, você pode desativar a sua conta temporariamente ao abrir suas configurações de perfil e apertar em Temporariamente desativar minha conta.

Não tem tempo limite para isso, então você pode voltar quando quiser.

Mas, para tirar suas fotos e vídeos do Instagram, não existe uma forma fácil e integrada para “exportar tudo” que você possa escolher. Você ou precisa ter baixado todas as fotos do Instagram no telefone o tempo todo (é a opção Salvar fotos originais nas Opções) ou confiar os dados da sua conta para um serviço de terceiros como o Instaport.

Snapchat

Por sua própria natureza, o Snapchat não tem muitos dados armazenados, apesar do aplicativo ter se encaminhado mais para a permanência em dias recentes. Você pode salvar suas fotos e vídeos no telefone (através das Memórias nos ajustes do aplicativo), mas precisa fazer isso adiantadamente, e você não pode ressuscitar snaps do passado.

A opção de apagar a sua conta não está no aplicativo em si, então você precisa ir para accounts.snapchat.com em um navegador, logar e clicar em Apagar minha conta. O Snapchat vai checar se você quer ir de verdade mesmo, então pronto. Se você mudar de ideia, ainda tem 30 dias para reativar.

Yahoo

Se os problemas do Yahoo convenceram você de que já deu o que tinha que dar desse uma vez gigante da internet, então você precisa logar na sua conta em um navegador e visitar esta página especial. Você será avisado das consequências de apagar a sua conta (que… bem… apaga todos os seus dados), então você precisa apertar em Encerrar essa conta para confirmar.

Infelizmente, não existe jeito rápido e fácil de tirar todos os seus dados do Yahoo, mas estamos falando principalmente de e-mails aqui, que podem ser acessados via IMAP. Se você colocar as especificações de e-mail do Yahoo no seu cliente preferido, seja Gmail ou Outlook, você consegue mover todas as suas mensagens antes de desligar o Yahoo de vez.

Imagem do topo: Screenshot/Gizmodo

Sair da versão mobile