Se você olhar bem de perto, verá que a sua pele tem padrões triangulares bem reconhecíveis. Estes triângulos, em pele saudável, seguem algumas regras matemáticas. Aquela manchinha que você tem no braço pode ser apenas uma manchinha ou uma lesão um pouco mais grave, ou ainda um melanoma em desenvolvimento – e nestes casos o padrão matemático dos triângulos da pele naquela região será diferente.

A equipe do Skin Scan é formada, entre outras pessoas, por dois dermatologistas e dois matemáticos, que bolaram um algoritmo para conseguir, através de uma foto tirada pela própria câmera do iPhone, determinar se você deve se preocupar ou não. No caso da sua lesão ser grave, o próprio app já promete dar uma lista dos médicos mais próximos, para que você vá ver isso já.

As fotos ainda recebem geotags, que contribuem para que, em um mapa no site do aplicativo, seja possível ver como está a pele das pessoas no mundo inteiro (as fotos não aparecem). Acabei de ver o mapa, e digamos apenas que é um bom momento para ser um dermatologista na costa sul da Espanha.

O app está disponível da App Store, por US$ 5. [iTunes, TechCrunch]