Este fim de semana marca o fim saga cinematográfica de Harry Potter no Brasil. A magia do bruxo britânico encanta pessoas pelo mundo inteiro, com um universo fantástico de sete livros que viraram oito filmes. O esforço para levar a história escrita por J.K. Rowling para a telona renderia até outro filme. Eu não sei se eu o assistiria, mas este app que fala sobre os bastidores é muito bacana, obrigatório para fãs do bruxo que têm o tablet da Apple.

Claro, algumas informações já existem revistas e livros sobre os bastidores, mas além de estar tudo compilado em um só app, é uma experiência muito diferente.

Agora que todos os filmes já foram devidamente lançados, pode-se falar sobre todos os detalhes de produção de cada um deles, comparar a evolução da série – e a “evolução” de algumas atrizes também–, curiosidades sobre cada personagem, além da experiência de manipular tudo em um tablet, acrescentando vídeos e conteúdo interativo relevante. Bastante conteúdo, diga-se o app é um download de quase 1 giga – 2 GB disponíveis para a instalação.

Ver as artes conceituais e depois comparar com as cenas dos filmes, saber como tudo foi feito, observar o detalhamento de algumas partes que aparecem na tela por apenas alguns minutos ou segundos, e manipular objetos cenográficos através de swipe como caixas de doces de Hogsmead, catálogo das Gemialidades Weasley, o vira tempo e o mapa do maroto torna tudo ainda mais mágico e ajuda na imersão.

O app pode te deixar entretido por muitas horas, se você conseguir ler razoavelmente bem inglês, e é um item essencial para quem realmente curte colecionar coisas da série. A única coisa que não é fantástica ou mágica é o preço: U$ 12,99 parece um tanto caro para um app, principalmente se levar em conta que não é algo que você vai usar com frequência – apesar de ser uma economia considerável se levar em conta que o livro com o mesmo nome do aplicativo atualmente custa mais de 90 reais aqui no Brasil.

Harry Potter Film Wizardry [iTunes U$12,99]