O Android tem diversos bons players de vídeo no Market, mas o melhor que encontramos – em termos de interface, navegação e qualidade de reprodução – sem dúvida é o MoboPlayer.

O que é?

O MoboPlayer é um reprodutor de vídeos gratuito para Android 1.6 ou superior, com suporte a diversos formatos – mesmo os que seu celular não consegue reproduzir – e suporte a legendas também. O app também conta com uma boa interface: biblioteca de mídia e controles de reprodução através de gestos.

Por que nós gostamos dele?

Em primeiro lugar, a maior vantagem do MoboPlayer é a qualidade de reprodução. Esta é a coisa mais importante de um player de vídeo, e o MoboPlayer faz o melhor trabalho que já vimos no Android. Os vídeos são rápidos, fluidos, e não ficam pixelados nem engasgam (isso depende do hardware também, claro). Ele não reproduz vídeos em HD de forma tão fluida, mas não conseguimos encontrar nenhum outro player que faça isso bem – e ele se deu melhor que os outros neste quesito.

Ele também reproduz a maioria dos formatos por decodificação via software. Se seu celular não consegue tocar certos vídeos, você pode baixar packs de codecs para o MoboPlayer no Market, um ótimo detalhe a mais. Você também pode ver vídeos por streaming em HTTP ou RTSP.

Dito isto, o restante do MoboPlayer é muito bom de usar. Não precisamos decidir entre qualidade de reprodução e interface, porque o MoboPlayer é o melhor nos dois quesitos: a biblioteca de mídia é fácil de navegar, permite incluir apenas certas pastas, e tem dois modos diferentes (lista e grade). Os gestos para controlar brilho, volume e posição do vídeo também são ótimos de se ter à mão (especialmente o brilho, algo que faria você sair do vídeo para ajustar). O suporte a legendas – seja avulsa em SRT, seja embutida em MKV ou MOV – também é muito bom, se você precisar.

Como poderia ser ainda melhor?

Senti falta de duas coisas no MoboPlayer. Primeiro, ele não reconheceu todo formato de vídeo que abri nele. Certos formatos obscuros como OGM pareciam não aparecer no app, mas ele reproduziu praticamente tudo da minha biblioteca. E apesar da visualização em grade ser ótima, eu gostaria de ver mais suporte para organizar as coisas em categorias diferentes por título, por exemplo se você tem episódios de TV no aparelho.

Dito isto, o MoboPlayer ainda é o melhor player do Market mesmo sem isto: são apenas ideias que o tornariam ainda melhor. Se você quer alternativas, experimente o Vplayer (com grande suporte a codecs, mas requer configurações), o mVideoPlayer (popular, mas só suporta os codecs do seu celular) ou o RockPlayer (suporte a codecs, mas app pesa 13MB).

MoboPlayer para Android, Grátis

via Lifehacker