Ao contrário dos outros tablets, que são parecidos entre si ou com o iPad, o Microsoft Courier era ousado, criativo e diferente. Claro que ele foi cancelado e nunca lançado. Mas seu espírito ainda vive! A versatilidade do Courier em dois painéis chegou ao iPad com o Taposé.

O que ele faz?

À primeira vista, o Taposé é um app para capturar partes de páginas na web e fazer anotações. Mas a parte mais legal é que o app permite dividir sua tela do iPad em dois painéis bem úteis. O Taposé tem uma Slide Bar que permite exibir um app em um lado da barra, e outro app no outro lado. Multitarefa! O Taposé permite abrir Safari, Mapas, Contatos, Calculadora e o Journal (para anotações). As ferramentas, apesar de simples, são bem úteis: caneta, marca-texto, borracha, texto digitado, post-its, ferramenta de seleção (para capturar imagens na web, por exemplo) e mais. Basicamente, o Taposé é um app de caderno, mas que permite multitarefa.

Por que gostamos dele?

Ainda há alguns pontos a melhorar no Taposé, mas o que amamos nele é a ideia que o fez surgir. Ele é diferente, dá opções enquanto você usa seu iPad, e depois de usá-lo você sempre quer ter essas opções. Você não precisa mais fazer uma coisa de cada vez, dá para usar o espaço o quanto quiser. Mas o Taposé nos deixa triste pelo destino do Courier: mesmo que o app seja interessante e empolgante, ele parece uma versão mais simplificada do que poderia ser. Ele sempre nos fará perguntar: e se o Courier tivesse vingado?

Baixe o app:

iPad, US$3