Se no Android as telas iniciais podem estar repletas de ícones e widgets, o mesmo em geral não vale para a tela de trava (ou lockscreen): você costuma ter apenas um mecanismo para destravar a tela, e nada mais. E se você quiser tirar uma foto bem rápido? E se você quase sempre usa o mesmo app, por que não acessá-lo direto da tela de trava? Existem vários substitutos para a lockscreen, mas nenhum tão elegante e cheio de recursos como o WidgetLocker Lockscreen.

Usar o WidgetLocker é uma experiência simples e intuitiva: ele começa com um tutorial, que ensina como criar sua lockscreen personalizada. Você pode escolher entre vários temas – do HTC Sense, do iPhone, o padrão do Android e mais – e colocar ícones, widgets e atalhos é tão simples quanto alterar uma das telas iniciais.

Uma das diferenças da lockscreen para uma tela inicial são os sliders, as barras que você desliza com o dedo para destravar o aparelho, ou deixá-lo no vibracall. Com o WidgetLocker, você pode criar sliders para outras funções, como acesso à câmera. Os sliders têm a vantagem de você não os ativar acidentalmente – o que pode acontecer com um ícone, por exemplo.

E se lhe faltava liberdade pra configurar a lockscreen, com o WidgetLocker você pode alterar de tudo. O app requer Android 2.1 ou superior, e custa cerca de R$3. É fácil comprar apps no Android Market, e você pode testar o app por 15 minutos – se não gostar, é só devolver. Se você procura um ótimo substituto para a tela de trava padrão do Android, este é mais um forte concorrente.

WidgetLocker Lockscreen [Android Market]

via Android Central