Os AirPods, fones de ouvido sem fio da Apple, têm amargado uma série de atrasos após terem sido anunciados durante o lançamento do iPhone 7. Agora, nós temos uma noção do que pode estar ocorrendo.

Primeiras impressões dos AirPods: os fones de ouvido sem fio da Apple não decepcionam
AirPods: os fones de ouvido sem fio da Apple de R$ 1.399

Uma recente reportagem do Wall Street Journal diz que os engenheiros da Apple ainda estão tendo dificuldades em tornar o produto pronto para produção em massa, citando um problema de sincronização e de microfone. O jornal cita uma fonte anônima ligada ao assunto — especificamente, uma fonte familiar com o desenvolvimento do acessório. Porém, por ora, os detalhes são escassos.

O acessório de US$ 160 era uma resposta da Apple pelo fato de o último iPhone não contar com saída de áudio convencional, e a companhia disse originalmente que começaria vender os AirPods em outubro. Agora, a Apple não tem nem mesmo uma data para disponibilização. Diz o Wall Street Journal sobre o assunto:

Uma pessoa familiar com o desenvolvimento dos AirPods disse que o problema parece estar no esforço da Apple de projetar um nova trajetória para fones de ouvido sem fio. Na maioria dos acessórios sem fio, apenas um fone de ouvido recebe um sinal do telefone via tecnologia Bluetooth; ele então transmite o sinal para o outro fone.

É importante notar que fones de ouvido sem fio de concorrentes que necessitam fazer pareamento já estão no mercado há um tempo. Continua a publicação ainda sobre os fones:

A Apple tem dito que as duas peças do AirPod recebem sinais independentes de um iPhone, Mac ou de qualquer dispositivo Apple. No entanto, a companhia deve assegurar que os dois fones recebam o som ao mesmo tempo para evitar distorção, segundo a fonte. Essa mesma pessoa disse que a Apple deve também resolver o que acontece quando um usuário perde uma das peças ou a bateria acaba.

Esta não é a explicação definitiva sobre o atraso dos AirPods, mas, por ora, é a explicação mais detalhada sobre o assunto que nós já ouvimos. Quando o Gizmodo fez um review sobre os AirPods, achamos o acessório bem bom. Porém, talvez fosse o caso de protótipos feitos para funcionar perfeitamente, e a Apple tenha encontrado problemas ao produzi-los em maior escala. De verdade, o atraso pode ser causado por muitas coisas, porém dificilmente saberemos detalhes por causa da cultura de segredo da empresa.

Entramos em contato com a Apple e atualizaremos o post, caso eles respondam