Se você é um gamer hardcore, já sabe que a revolução da próxima geração dos games será a realidade virtual liderada pelo Oculus Rift. Bom, a Apple também sabe disso e essa patente recente revela alguns esboços de um potencial óculos de realidade aumentada da marca.

Mostrando óculos 3D que se parecem com “óculos para esquiadores ou motociclistas”, a patente de 14.000 palavras se concentra mais na visão proporcionada do que em jogos ou em features parecidas com as do Google Glass (embora deixe espaço para ambas as coisas) e oferece uma tela pessoal com um display para cada olho, o que cria o efeito 3D.

Mas a parte mais emocionante da patente é a descrição do recurso que poderia melhorar a experiência de visualização para aqueles que têm problemas de visão: em vez de precisar apertar um par de óculos de grau por baixo do equipamento, a Apple descreve o conceito de uma técnica de processamento de dados que pode ajustar a imagem enviada para cada uma das lentes de modo a compensar os problemas de visão do usuário – um problema que até hoje não tinha sido resolvido pelos outros sistemas de display para óculos 3D.

Como sempre, na patente não há nenhuma indicação concreta de que o produto realmente será fabricado. Mas mostra que a Apple reconhece que displays ópticos são uma área de interesse para os consumidores de gadgets na qual a empresa deve ficar de olho. E se Apple tem sido acusada de ter se acomodado a glórias já estabelecidas, conceitos mais aventureiros como esse podem ser muito bem-vindos quando a bolha do iPhone estourar. Pelo menos é uma mudança em relação aos eternos rumores sobre o iWatch a iTV, certo?

[Patently Apple via TechRadar]