A PrimeSense é a empresa israelense que ajudou a criar o Microsoft Kinect: ela está por trás do sensor para detecção de movimentos. Depois de rumores, a Apple confirma que comprou a PrimeSense – mas não explica o porquê.

Não houve um anúncio formal da aquisição, apenas esta declaração ao AllThingsD: “a Apple compra empresas menores de tecnologia de tempos em tempos, e nós geralmente não discutimos nossos propósitos ou planos”. A PrimeSense foi comprada por US$ 300 milhões a US$ 350 milhões, segundo o jornal israelense Globes.

Quais os motivos da aquisição? O 9to5Mac disse em setembro: “estamos ouvindo constantemente de nossas fontes que a Apple está testando exaustivamente sensores de movimento semelhantes aos do Xbox Kinect, para futuros produtos relacionados a TVs”. Este pode ser mais um passo em direção à mítica Apple iTV.

No entanto, como aponta o AllThingsD, a PrimeSense expandiu seu portfólio de produtos, que inclui o Capri. Trata-se de um sensor 3D, embutido em smartphones e tablets, que obtém um mapa de profundidade do mundo ao redor. O vídeo abaixo, do Engadget, traz mais detalhes:

Em 2010, a Microsoft lançava o Kinect para Xbox 360, cujo “cérebro” – responsável pelo mapa de profundidade e cores – foi feito pela PrimeSense. Desde então, as duas empresas se afastaram: o novo Kinect do Xbox One foi criado internamente pela própria Microsoft. [AllThingsD via The Verge]