Apesar da abundância de softwares disponíveis para Macs, a lojinha de aplicativos da Apple no desktop sempre parece meio abandonada, já que a maioria dos programas que você realmente precisa dá para baixar diretamente do site do desenvolvedor. No entanto, depois de anos de teorias e especulações, parece que a companhia quer mesmo fechar a lacuna entre o desktop e o mobile, permitindo que desenvolvedores criem um único aplicativo compatível com ambas as plataformas.

A novidade surgiu na reportagem da Bloomberg, que afirma que o projeto secreto, de codinome Marzipan, é parte fundamental dos planos de software da Apple para 2018. O site afirma que a iniciativa poderia ser anunciada no meio de 2018 durante a WWDC, conferência anual para desenvolvedores. Portanto, a novidade estaria disponível para o público na próxima atualização para iOS e macOS.

A iniciativa, aparentemente, será tomada para remediar o estado atual do desenvolvimento de softwares da Apple, que exige que programadores criem versões separadas de seus programas para o macOS e iOS. Isso consome muitos recursos e geralmente significa que uma versão do app costuma ficar atrás da outra quando se trata de novas funcionalidades. De acordo com a Bloomberg, não está claro se a Apple decidirá unificar as App Stores do iOS e macOS.

Ao oferecer um framework para aplicativos que podem rodar tanto no sistema do celular quanto no sistema do computador, a Apple seguiria os passos dados pela Microsoft e Google, que criaram suas plataformas integradas. No lado do Windows, a Microsoft Store permite que os desenvolvedores criem apps UWP (Universal Windows Programs) que são capazes de rodar no Windows 10, Xbox e no agora defunto Windows 10 Mobile. Enquanto isso, em terras de Android, o Google vem tentando alimentar o ChromeOS ao dar aos usuários acesso completo dos apps Android via Play Store.

Infelizmente, nenhum desses dois esforços parecem ter surtido grandes efeitos em seus respectivos ecossistemas, então é difícil tentar prever o quão bem sucedida a Apple será. Dito isso, uma integração perfeita sem sido um grande fator de compra para os produtos da Apple e o Projeto Marzipan pode, pelo menos, dar uma forcinha para a Mac App Store.

[Bloomberg]

Imagem do topo: Apple