Apple patenteia um método para fazer o iPhone cair sem quebrar a tela

A nova patente aciona sensores do iPhone e um motor, quando ele está em queda livre, para virá-lo para o lado que causa menos estragos.

A Apple anda pensando em maneiras de evitar que suas telas quebrem. Primeiro foi o cristal de safira, que por enquanto não deu muito certo. Agora, temos uma patente aprovada recentemente pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA: basicamente, ela faria o iPhone cair como um gato.

Gatos são famosos pelo seu reflexo de endireitamento, uma habilidade natural do animal se orientar durante quedas de modo que ele caia no chão sobre as patas, sem se machucar. A nova patente da Apple aplica essa mesma ideia a seus frágeis e caros eletrônicos, especialmente iPhones e iPads.

nxujj8uecjw1wtzd2r45Combinando dados do giroscópio, aceletrômetro e GPS, um dispositivo equipado com esse novo “mecanismo de proteção” reconheceria quando estivesse em queda livre e calcularia atributos como velocidade de descida e tempo para o impacto.

Então, o dispositivo usaria um motor interno para se reorientar e evitar que componentes mais delicados – como a tela ou a câmera – colidissem diretamente com o chão. Esse motor interno de vibração faria o dispositivo se inclinar um pouco enquanto estivesse caindo.

A patente é bem detalhada e a Apple oferece alguns outros métodos para reposicionar o dispositivo em pleno ar: por exemplo, usando gás comprimido (!) ou ativando um aerofólio (!!!) para controlar as aterrissagens. Isso parece loucura, mas a Apple não está sozinha: a Amazon, por exemplo, patenteou um sistema de airbags para smartphone há três anos.

Claro, é sempre bom lembrar que nem toda patente submetida e aprovada é garantia de que ela virará realidade; no mínimo, a Apple quer proteger sua propriedade intelectual, então as chances de isso virar realidade são tão grandes quanto as de não dar em nada prático. Mas que seria legal, isso seria. [USPTO via AppleInsider]

Imagens via Joe Wilcox/Flickr e USPTO

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas