Ah, guerra de patentes, será que ninguém sairá vivo de você? Um tribunal alemão deu parecer favorável à Apple em uma patente que pode, teoricamente, forçar a Motorola a destruir um monte de aparelhos. Minha bola de cristal diz que isso não acontecerá.

O tribunal concluiu que a Motorola Mobility infringiu a patente europeia número EP2059868 — que trata do modo em que as fotos pulam quando você dá zoom e quando você passa por elas. O site FOSS Patents diz que a decisão pode forçar a Motorola a jogar toneladas de aparelhos numa pira e tacar fogo:

Se a Apple reforçar a decisão, ela pode até requerer que a Motorola destrua qualquer aparelho que infrinja a lei e que esteja em possa da empresa na Alemanha e até fazer recall, por meio do MMI, de produtos que estejam à venda em lojas para destruí-los também.

Sou só eu que acho isso completamente absurdo? Não se trata nem de uma patente de hardware, ela trata de software, então por que os aparelhos deveriam ser destruídos? E antes de chegar nesse ponto, não seria mais fácil a Motorola liberar uma atualização simples de software? A Motorola já disse à Bloomberg que “implementou um novo modo de ver fotos”. Obviamente isso estará em novos aparelhos, e se celulares antigos também forem ameaçados, é só colocar uma correção simples como atualização OTA.

Nota de rodapé:

Querida Alemanha,

Por que você virou a terra ideal para processos frívolos envolvendo patentes? Por favor, volte a focar suas forças em fazer ótimos chocolates, salsichas, cervejas e pare de dar espaço para esse tipo de coisa. Obrigado!

Com amor,

O resto do planeta

[FOSS Patents and Bloomberg via ZDNet]