Como esperado, a Apple anunciou a segunda geração de seu relógio inteligente durante o evento de hoje. O Apple Watch Series 2 pode ser usado durante a natação, possui tela mais brilhante e GPS embutido, entre outras novidades.

Os problemas do Apple Watch, um ano depois
watchOS 3 promete resolver um dos maiores problemas do Apple Watch

O relógio é resistente à água a até 50 m. Ele é todo vedado por dentro, e o alto-falante é capaz de ejetar líquidos que tentarem entrar nele. Há também uma API que rastreia melhor seu gasto de caloria ao nadar, com dois modos adicionais de exercício: na piscina e em águas abertas (mar ou lago).

watchseries2

O novo chip S2 tem processador dual-core até 50% mais rápido que o Apple Watch original, e chip gráfico com o dobro de performance. Por isso, ele é capaz de rodar apps a 60 quadros por segundo. E a tela tem 1.000 nits, a mais brilhante que a Apple já usou – é o dobro do Apple Watch original.

Há um GPS embutido que não depende do iPhone, que acompanha seu percurso e exibe tudo em um mapa, incluindo a sua velocidade em diferentes trechos. Desenvolvedores também podem usar o recurso, é claro.

Fora isso, ele tem um design bem semelhante ao Apple Watch original, e é compatível com todas as pulseiras dele. O Series 2 estará disponível em alumínio, aço inoxidável e cerâmica (nada de ouro desta vez) e custará a partir de US$ 369. A pré-venda começa no dia 9.

Apple Watch Series 2 (2)
Apple Watch de cerâmica

Haverá também uma versão chamada Apple Watch Nike+, pensada para quem faz corridas, com uma pulseira perfurada e apps especiais da Nike. Ele estará disponível em outubro.

Apple Watch Series 2 (3)

E confirmando rumores, o Apple Watch original – agora chamado Series 1 – virá com o chip S2 mais rápido, e custará US$ 269.

watchOS 3 e Pokémon Go

Todas as versões do Apple Watch vão receber o watchOS 3, anunciado durante a conferência WWDC – ele será distribuído no dia 13 de setembro.

Entre as novidades, temos: apps que ficam guardados na memória e abrem “até sete vezes mais rápido”; Centro de Controle com configurações rápidas ao deslizar de baixo para cima; um teclado Scribble que permite desenhar letras na tela para digitar; entre outros.

Apple Watch e pokemon go

No evento de hoje, também foi anunciado que o Pokémon Go – baixado mais de 500 milhões de vezes – ganhará um mostrador para o Apple Watch.

Ele trará notificações de Pokémon, pokéstops e ginásios próximos; mostrará a distância necessária para chocar um ovo; e registrará a caminhada como um exercício.

Segundo a Apple, o Watch é o segundo relógio mais vendido do mundo, atrás apenas da Rolex. Ele está no mercado há cerca de um ano e meio.