_Google

Google vai levar apps de Android para os Chromebooks

Com o futuro lançamento do Android L, os Chromebooks poderão rodar (alguns) apps de Android! Isso ainda está no início, mas o Google demonstrou apps do Evernote, Vine e Flipboard rodando na tela do laptop. O Google está sendo cauteloso: não vai, sem nenhuma adaptação, simplesmente enfiar um monte de apps de Android em um dipositivo com […]

Com o futuro lançamento do Android L, os Chromebooks poderão rodar (alguns) apps de Android! Isso ainda está no início, mas o Google demonstrou apps do Evernote, Vine e Flipboard rodando na tela do laptop.

O Google está sendo cauteloso: não vai, sem nenhuma adaptação, simplesmente enfiar um monte de apps de Android em um dipositivo com teclado e mouse. Ou seja, nem todos os apps de Android se tornarão acessíveis em notebooks de uma hora para outra – mas é um começo.

Eles podem rodar em uma janela…

… ou em tela cheia, como se estivessem em um tablet.

É uma amostra de como essas duas plataformas podem se comunicar. Vale lembrar que Sundar Pichai, chefe do Android, é a mente por trás do Chrome e Chromebooks.

Integração

Haverá outras pontes entre Chrome OS e Android: você poderá desbloquear o laptop automaticamente usando o celular – basta se aproximar dele.

E você receberá notificações do Android no Chromebook: se alguém estiver ligando, se a bateria estiver acabando, não importa – o aviso virá no canto da tela do laptop.

No entanto, isso requer que o smartphone rode Android L, a ser lançado no final do ano. E vale notar: ao mencionar estes recursos, o Google mencionou Chromebooks, não exatamente Chrome – indicando que talvez isso seja exclusivo para os notebooks.

Bem, considerando que o DNA dos Chromebooks e do Chrome são compartilhados, não é difícil que o Google no futuro leve apps do Android para o navegador. Isso vai mesmo acontecer? É esperar para ver.

Atualizado às 17h52

Sair da versão mobile