Uma mensagem encontrada na última atualização do beta do iOS 10 parece indicar que a Apple irá matar milhares de aplicativos e jogos que não foram atualizados para suportar os processadores 64-bit.

• 10 anos do primeiro iPhone: esta interface poderia ter sido o primeiro iOS
• Ver um iPhone ser jogado no alumínio derretido é indiscutivelmente bonito

A Apple está pegando pesado com os desenvolvedores numa tentativa de deixar a AppStore atualizada e limpa de aplicativos desnecessários. A companhia começou a exigir que todos os novos aplicativos sejam atualizados do 32-bit para 64-bit em 2015. No ano passado, a Apple deu um passo mais drástico e supostamente apagou 43.300 aplicativos da sua loja. Se essa nova descoberta for realmente o que parece ser, mais alguns milhares serão retirados.

Versões anteriores do iOS 10 continham uma mensagem para aplicativos 32-bit que dizia “este aplicativo pode deixar seu iPhone mais lento”. A nova mensagem afirma que esses apps não irão funcionar nas futuras versões do sistema.

É difícil listar quais aplicativos serão afetados pelas novas regras. Jogos antigos que não têm uma receita contínua para os desenvolvedores deverão sair de cena. O Mashable identificou alguns clássicos como Ridiculous Fishing, Peggle Classic, Ocarina e Great Lightsaber, todos ainda em versão 32-bit.

Basicamente, pergunte a si mesmo se o aplicativo que você não gostaria de deixar de usar ainda gera dinheiro para os criadores. Se a resposta for sim, eles provavelmente já estão atualizados ou serão atualizados. Para os jogos que não utilizam compras in-app, não há um grande incentivo financeiro para que os desenvolvedores gastem tempo com isso, deixando novos projetos de lado.

Se essa mensagem realmente fará parte da versão final do iOS ou não, parece inevitável a Apple deixar o suporte para os aplicativos 32-bit de lado. A empresa esperou dois anos pelas atualizações e agora está adotando uma postura mais agressiva.

[Mashable]

Imagem do topo: Getty.