_Google

As melhores extensões para proteger a sua conta do Gmail

O serviço já oferece algumas ótimas ferramentas de proteção, mas se precaver nunca é demais

Não existe dúvida de que o Google se preocupa com a segurança. Se você for hackeado usando os serviços do Google, geralmente (mas nem sempre) isso acontece por causa de algo que você fez, não por causa do Google. Se você quer manter seus emails no serviço do Google mais seguros, você precisa de mais do que apenas autorizar a autenticação em dois passos. Você precisa navegar de maneira segura, se mantendo longe de sites e emails que podem roubar suas informações.

• Como apagar sua existência online, mas manter todos os seus dados
• Cinco coisas que o Google Assistant faz melhor do que a Siri

Abaixo estão cinco extensões que você pode acoplar ao seu Gmail para ajudar a navegar a internet mais seguramente. Elas vão de extensões para proteger você de ataques de phishing (quando hackers tentam descobrir seu password através de conhecimentos sociais) a extensões que impedem o Google de espiar o que você envia através de seus servidores de email.

1) SecureGmail

Imagem: SecureGmail

Provavelmente o melhor nome para uma extensão desenhada para melhorar a segurança do Gmail, e não há dúvida que o SecureGmail será muito útil para quem se preocupa com a própria privacidade. Ele criptografa e descriptografa todos os emails que você envia e recebe no Gmail, antes mesmo de eles chegarem aos servidores do Google. Então você sabe que, se alguém tentar extrair seus conteúdos, eles não vão conseguir, incluindo o Google.

O recebedor final do seu email precisa de um password específico para entender e decodificar a mensagem, mas você não quer aplicar essa criptografia a tudo que você manda pelo Gmail. Então você pode usar só para as coisas mais sensíveis. Como todas as melhores extensões do Gmail, ele integra com a interface de web de maneira limpa e atraente.

2) Ugly Email

Imagem: Screenshot

Existem muitas pessoas por aí que querem saber quando e onde você abriu as suas mensagens para que consigam aplicar um rastreador para notificá-los quando você abriu seu email. Se você realmente não está a fim de entrar nesse jogo do rastreador, então existe o Ugly Email. Adicione a extensão ao Chrome e você ganhará um simples ícone de olho dentro da sua conta Gmail no navegador se algum email tiver algum tipo de rastreador.

Esse aplicativo é simplesmente informativo, então você não pode fazer nada sobre o rastreador a não ser escolher não abrir a mensagem ou conversar com a pessoa que o enviou. Mas nós gostamos dessa abordagem simples e de sua facilidade de uso. Pelo menos você fica mais ciente dos tipos de mensagem que aparecem na sua caixa de entrada, o que é sempre útil.

3) Web of Trust

Imagem: Screenshot

O Gmail (e o Google) já faz um trabalho decente de avisar você sobre links de phishing e sites que podem não ser exatamente o que parecem, mas não há perigo em reforçar sua proteção ainda mais. O WoT (Web of Trust) é um dos melhores jeitos de fazer isso. Ele ranqueia os sites de uma escala de um a cinco para dizer o quão seguro ele é. O que significa que você pode instantaneamente saber se um link que você clica no Gmail é real ou um golpe de phishing.

O ranqueamento é feito por uma comunidade de usuários de mais de 140 milhões de pessoas, mas o WoT também usa informação de terceiros e algoritmos, algo particularmente útil para analisar sites menos visitados. Além de dar uma nota para cada site, quaisquer problemas com os sites são listados antes para você decidir se você vai seguir aquele link no Gmail.

4) Gmail Sender Icons

Imagem: Screenshot

Como o nome sugere, Gmail Sender Icons é uma extensão de Chrome que coloca símbolos favicon ao lado dos emails para você visualizar rapidamente de que domínio cada mensagem veio. Ele dá a mesma facilidade de uso de “só bater o olho” que você consegue nas abas que estão abertas no seu navegador, mas direto da sua caixa do Gmail, com praticamente nenhum custo de velocidade.

Então, como ele mantém você seguro? É outro jeito de identificar emails de spam que não estão vindo de fontes respeitáveis, e você pode identificar as mensagens esquisitas antes de abrir os emails; ou usar ele para tirar mensagens genuínas da pasta de Spam. A extensão em si não guarda nenhum dado, ela simplesmente analisa a informação da sua caixa de entrada para criar os ícones.

5) Password Alert

Imagem: Google

Esse último é do Google em si: uma extensão de Chrome que ajuda você a se manter seguro de tentativas de phishing que possam estar na sua caixa de entrada. Ele observa as páginas de login do Google que não são páginas de login do Google de verdade, e se você for enganado a dar a sua senha, vai receber um aviso instantâneo para alterá-lo.

A extensão funciona guardando uma “miniatura” da sua senha para comparação, ao invés de armazenar a senha em si. E, por mais que o Gmail faça um ótimo trabalho em checar emails que não são genuínos e enviá-los para a pasta de Spam para que você não seja enganado, não existe nenhum risco em aumentar a sua proteção. Muitos de nós ainda estamos correndo risco.

Imagem do topo: Google/Creative Commons

Sair da versão mobile