Todo ano é realizada a competição Olympus BioScapes, que traz fotos microscópicas de todo o mundo. E, como sempre, os resultados – agora em exposição no New York Hall of Science – são belíssimos. Foram dez ganhadores e muitas menções honrosas; eis as nossas cinco fotos favoritas.

E se você quiser mais, o Big Picture sacia seu desejo por fotos microscópicas aqui: [The Big Picture]

 

Primeiro lugar: este é um rotífero, filo de animais aquáticos microscópicos. Sua principal característica é a coroa de cílios que rodeia sua boca, para captar as partículas de alimento. Na foto acima, o Floscularia ringens está se alimentando. (Charles Krebs, EUA)

 

As melhores fotos da vida microscópica

Quinto lugar: Esta espécie é conhecida por coral-cérebro, porque visto a olho nu, ele parece um cérebro radioativo roxo emanando um verde fosforescente – veja aqui. Goniastrea sp., você é bizarra de longe e linda de perto. (James H. Nicholson, EUA)

 

As melhores fotos da vida microscópica

Sétimo lugar: Parece um homem verde andando por rochas vermelhas flutuantes, mas na verdade este é o útero e os ovários de uma mosca drosófila. (Gunnar Newquist, EUA)

 

Menção honrosa: Agora mesmo, seu olho está vendo outro olho. Esta estrutura hexagonal semelhante a cristais pertence ao olho do inseto donzelinha, uma parente da libélula. (Dr. Igor Siwanowicz, Alemanha)

 

As melhores fotos da vida microscópica

Menção honrosa: Estas células estão morrendo. Na verdade, elas estão se matando: a apoptose é um tipo de auto-destruição programada, e estas células L-1210 – glóbulos brancos de rato com leucemia – fazem “poof” depois que acabam os nutrientes. (Frank Abernathy, EUA)