Há exatos dez anos, Mark Zuckerberg colocou no ar o The Facebook e iniciou uma revolução social online a partir do seu dormitório em Harvard. Sabemos muito bem o que aconteceu depois – em partes graças ao filme A Rede Social. Com um começo tão humilde, ninguém poderia prever o sucesso estrondoso do site e todas as suas diferentes versões ao longo dos anos.

Então, para comemorar a jornada de dez anos do Facebook, vamos relembrar os seus principais momentos e as mudanças de design ao longo da sua existência. Prepare-se – a nostalgia vem com tudo.


2004: No dia 4 de fevereiro, o The Facebook entra no ar no campus de Harvard antes de lentamente se abrir para outras universidades dos EUA cerca de um mês depois.

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2005: Ao abandonar o “the”, o Facebook.com se expandiu para incluir todos os estudantes dos EUA, e introduziu o recurso de fotos pela primeira vez.

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2006: O Facebook abre as portas para todos. O Feed de Notícias faz a sua estreia, estimulando o primeiro dos intermináveis debates sobre as configurações de privacidade.

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2007: Apesar do Facebook Beacon causar questionamentos de privacidade, o site se expandiu e chegou a 50 milhões de usuários no fim do ano.

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2008: O Facebook lança um app para iPhone, o Bate-Papo, e os aguardadíssimos controles de privacidade para a lista de amigos.

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2009: Usuários ganharam a opção de “curtir” coisas, além de um mini-feed pessoal.

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2010: O Facebook abandona as abas, chega a 500 milhões de usuários, e lança o Facebook Places, morto menos de um ano depois.

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2011: O Facebook introduz a sua maior mudança até então com a Linha do Tempo, e adiciona o News Ticker na página inicial.

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2012: O Facebook aumenta seu foco em design visual com um novo visualizador de imagens, mas a introdução de artigos patrocinados e a Busca Social irrita usuários.

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2013: O Facebook que conhecemos e amamos, com a Linha do Tempo que agora existe em uma única coluna muito menos confusa.

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Imagens: Hugues ValentinThe New York TimesMashableObsessionAppStormJon Loomer,Shareaholic