As mudanças de design mais importantes dos 10 anos do Facebook

Há exatos dez anos, Mark Zuckerberg colocou no ar o The Facebook e iniciou uma revolução social online a partir do seu dormitório em Harvard. Sabemos muito bem o que aconteceu depois – em partes graças ao filme A Rede Social. Com um começo tão humilde, ninguém poderia prever o sucesso estrondoso do site e […]

Há exatos dez anos, Mark Zuckerberg colocou no ar o The Facebook e iniciou uma revolução social online a partir do seu dormitório em Harvard. Sabemos muito bem o que aconteceu depois – em partes graças ao filme A Rede Social. Com um começo tão humilde, ninguém poderia prever o sucesso estrondoso do site e todas as suas diferentes versões ao longo dos anos.

Então, para comemorar a jornada de dez anos do Facebook, vamos relembrar os seus principais momentos e as mudanças de design ao longo da sua existência. Prepare-se – a nostalgia vem com tudo.


2004: No dia 4 de fevereiro, o The Facebook entra no ar no campus de Harvard antes de lentamente se abrir para outras universidades dos EUA cerca de um mês depois.

ku-xlarge (6)


2005: Ao abandonar o “the”, o Facebook.com se expandiu para incluir todos os estudantes dos EUA, e introduziu o recurso de fotos pela primeira vez.

ku-xlarge (5)


2006: O Facebook abre as portas para todos. O Feed de Notícias faz a sua estreia, estimulando o primeiro dos intermináveis debates sobre as configurações de privacidade.

ku-xlarge (4)


2007: Apesar do Facebook Beacon causar questionamentos de privacidade, o site se expandiu e chegou a 50 milhões de usuários no fim do ano.

ku-xlarge (3)


2008: O Facebook lança um app para iPhone, o Bate-Papo, e os aguardadíssimos controles de privacidade para a lista de amigos.

ku-xlarge (2)


2009: Usuários ganharam a opção de “curtir” coisas, além de um mini-feed pessoal.

ku-xlarge (1)


2010: O Facebook abandona as abas, chega a 500 milhões de usuários, e lança o Facebook Places, morto menos de um ano depois.

ku-xlarge


2011: O Facebook introduz a sua maior mudança até então com a Linha do Tempo, e adiciona o News Ticker na página inicial.

19enmfyb48yvmjpg


2012: O Facebook aumenta seu foco em design visual com um novo visualizador de imagens, mas a introdução de artigos patrocinados e a Busca Social irrita usuários.

19enmg296tcz8png


2013: O Facebook que conhecemos e amamos, com a Linha do Tempo que agora existe em uma única coluna muito menos confusa.

19enmg298wcd6png

Imagens: Hugues ValentinThe New York TimesMashableObsessionAppStormJon Loomer,Shareaholic

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas