Em horas como esta, todos têm algo a dizer. E nós queremos ouvir. Várias personalidades prestaram seus respeitos e as suas homenagens a Steve Jobs nestas quase 24 horas após a sua morte, e aqui nós juntamos as mais significativas.

Barack Obama, presidente dos EUA:

Michelle e eu estamos entristecidos ao sabermos do falecimento de Steve Jobs. Steve estava entre os maiores inovadores americanos – corajoso o suficiente para pensar diferente, audaz o suficiente para acreditar que era capaz de mudar o mundo, e talentoso o suficiente para fazê-lo.

Ao construir uma das empresas mais bem sucedidas do mundo de sua garagem, ele exemplificou o espírito da criação americana. Ao transformar os computadores em pessoais e ao colocar a internet em nossos bolsos, ele fez a revolução da informação não apenas acessível, mas intuitiva e divertida. E ao voltar seus talentos para a arte de contar histórias, ele trouxe alegria a milhões de crianças e adultos. Steve gostava de dizer que ele vivia cada um de seus dias como se fosse o último. Por fazer isso, ele transformou nossas vidas, redefiniu indústrias inteiras, e atingiu um dos mais raros feitos da história da humanidade: ele mudou o jeito de cada um de nós de ver o mundo.

O mundo perdeu um visionário. E não haverá tributo maior ao sucesso de Steve que o fato de que muitos de nós fomos informados de seu falecimento por meio de um aparelho que ele inventou. Michelle e eu enviamos nossos pensamentos e preces à mulher de Steve, Laurene, sua família e todos aqueles que o amavam.

Tim Cook, em comunicado interno aos funcionários da Apple:

Equipe,

Trago uma notícia muito triste. Steve faleceu hoje mais cedo.

A Apple perdeu um visionário e um gênio criativo, e o mundo perdeu um incrível ser humano. Aqueles entre nós que tiveram a sorte de conhecer e trabalhar com Steve perderam um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que só ele poderia ter construído, e o seu espírito será para sempre o alicerce da Apple.

Nós estamos planejando uma celebração da vida extraordinária de Steve para os empregados da Apple, que acontecerá em breve. Se você quiser compartilhar seus pensamentos, memórias e condolências neste ínterim, pode simplesmente enviar um email para rememberingsteve@apple.com.

Não há palavras para expressar adequadamente a nossa tristeza com a morte de Steve, ou a nossa gratidão pela oportunidade de trabalhar com ele. Nós honraremos esta memória nos dedicando a continuar o trabalho que ele amava tanto.

Tim

Família Jobs:

Steve morreu pacificamente, cercado pela sua família.

Na sua vida pública, Steve foi conhecido como um visionário; na sua vida privada, ele valorizava a sua família. Somos gratos às muitas pessoas que compartilharam os seus desejos e orações durante o último ano da doença de Steve; um website será disponibilizado para aqueles que desejarem oferecer tributos e memórias.

Somos gratos pelo apoio e bondade daqueles que compartilham os nossos sentimentos por Steve. Sabemos que muitos de vocês se juntarão a nós em nosso lamento, e pedimos que respeitem a nossa privacidade durante este tempo de luto.

Bill Gates:

Estou verdadeiramente entristecido por saber da morte de Steve Jobs. Melinda e eu estendemos nossas sinceras condolências a sua família e amigos, e a todos que Steve tocou através de seu trabalho.

Steve e eu nos encontramos pela primeira vez há 30 anos e fomos colegas, competidores e amigos no curso de mais da metade de nossas vidas.

O mundo raramente vê alguém que tenha tido um impacto profundo como o de Steve, cujo legado será sentido por muitas gerações por vir.

Para aqueles que tiveram a sorte de trabalhar com ele, foi uma honra insanamente grande. Sentirei uma imensa saudade dele.

Eric Schmidt, presidente do Google e ex-conselheiro da Apple:

Hoje é um dia triste para todos nós. Steve definiu uma geração de estilo e tecnologia que dificilmente será equiparada de novo. Steve foi tão carismaticamente brilhante que ele inspirou pessoas a fazer o impossível, e ele será lembrado como o maior inovador da computação na história.

Sergey Brin, fundador do Google:

Desde os primeiros dias do Google, quando quer que Larry e eu buscássemos de inspiração para nossa visão e liderança, não precisávamos olhar além de Cupertino. Steve, sua paixão pela excelência é sentida por qualquer um que tenha alguma vez tocado um produto da Apple (inclusive o MacBook no qual estou escrevendo isto agora). E eu fui testemunha disso em pessoa nas poucas vezes em que nos encontramos.

Em nome de todos nós no Google e, mais amplamente, no mundo da tecnologia, sua falta será muito sentida. Meus pêsames a família, amigos e colegas da Apple.

Larry Page, fundador do Google:

Estou muito, muito triste por ouvir essa notícia sobre Steve. Ele foi um grande homem com conquistas incríveis e de um brilhantismo fantástico. Ele sempre parecia capaz de dizer com poucas palavras o que você estava realmente pensando antes que você pensasse. Seu foco na experiência do usuário acima de tudo foi sempre uma inspiração para mim. Ele foi muito gentil ao me procurar quando me tornei CEO do Google e cedeu tempo para oferecer seus conselhos mesmo que ele não estivesse nada bem. Meus pensamentos e os do Google estão com sua família e com toda a família Apple.

O próprio Google, na sua página de busca principal, prestou uma singela e sóbria homenagem com um discreto e respeitoso link:

Mike Lazaridis e Jim Balsillie, diretores da Research In Motion (RIM):

Steve Jobs foi um grande visionário e um concorrente respeitado. Nós estendemos as nossas mais profundas condolências para sua família e para todos os empregados da Apple.

Rupert Murdoch, presidente e CEO da News Corp.:

Hoje, nós perdemos um dos mais influentes pensadores, criadores e empreendedores de todos os tempos. Steve Jobs foi simplesmente o maior CEO da sua geração. Embora eu esteja profundamente triste pelo seu falecimento, lembro-me do incrível impacto que ele teve na revolução que as pessoas consomem mídia e entretenimento. Meu coração vai à sua família e a qualquer um que teve a oportunidade de trabalhar ao lado dele para trazer suas várias visões à vida.

Randall Stephenson, CEO da AT&T:

Estamos tristes pelo falecimento de Steve Jobs. Steve foi um inventor icônico, um visionário e um empreendedor, e nós tivemos o privilégio de conhecê-lo como parceiro e amigo. Todos nós da AT&T oferecemos nossos pensamentos e orações à esposa de Steve, a sua família e à sua família Apple.

John Lasseter e Ed Catmull, CEO e presidente, respectivamente, da Pixar Animation Studios:

Steve Jobs foi um visionário extraordinário, nosso muito querido amigo e a luz-guia da família Pixar. Ele enxergou o potencial do que a Pixar poderia ser antes do resto de nós, e além do que qualquer um imaginara. Steve apostou em nós e acreditava em nosso sonho louco de criar filmes animados por computadores; a única coisa que ele sempre dizia era “faça ficar ótimo”. Ele é o porquê de a Pixar ter se tornado o que é e a sua força, integridade e amor pela vida fez de todos nós melhores pessoas. Ele será para sempre parte do DNA da Pixar. Nossos corações vão à sua esposa Laurene e a seus filhos durante esse momento tão difícil.

Andy Hertzfeld, da Equipe do Macintosh:

Steve Jobs foi meu amigo e herói por mais de trinta anos. O Apple II mudou a minha vida antes que eu o conhecesse, e trabalhar junto dele para criar o Macintosh original foi o ponto alto da minha carreira, se não da minha vida inteira. Steve foi mais do que a maior pessoa de negócios da sua geração, ele foi um artista apaixonado que derramava a sua alma no seu trabalho. Sentirei a sua falta terrivelmente, mesmo que ele permaneça vivo nos produtos da Apple ainda por muitos anos.

Guy Kawasaki, ex-Evangelista da Apple, parte da Equipe do Macintosh:

Que Steve possa descansar em paz. Minha mais profunda simpatia aos seus amados. Nenhum CEO jamais fez tanto pelos seus clientes, empregados e acionistas quanto Steve.

Ele mudou o mundo – o meu mundo, o seu mundo, o mundo inteiro. O seu lema de vida: “Deve haver um jeito melhor.”

Você mudou as nossas vidas, Steve, e você nos mostrou que há um jeito melhor… nós sentiremos saudades.

Ronald Wayne, co-fundador da Apple Computer Company:

Steve era um em um milhão, e verdadeiramente fará falta.

Steve Ballmer, CEO da Microsoft:

Gostaria de expressar os meus mais profundos pêsames pela passagem de Steve Jobs, um dos fundadores da nossa indústria e um grande visionário. Meu coração está com a sua família, todos na Apple e com todos que já foram tocados pelo seu trabalho.

Paul Allen, co-fundador da Microsoft:

Meus pêsames à família e amigos de Steve Jobs. Nós perdemos um pioneiro único da tecnologia, e um “auteur” que sabia como fazer produtos incrivelmente maravilhosos. Steve lutou por muito tempo contra chances desfavoráveis, de maneira corajosa. Ele continuou fazendo coisas incríveis frente a toda essa adversidade. Na condição de alguém que teve seus próprios desafios de saúde, não consigo evitar de ficar muito encorajado com a sua perseverança.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook:

Steve, obrigado por ter sido um mentor e amigo. Obrigado por mostrar que o que você constrói pode mudar o mundo. Sentirei a sua falta.

Bob Iger, CEO da Disney:

Steve Jobs foi um grande amigo, assim como um conselheiro confiável. Seu legado se estenderá muito além dos produtos que criou ou dos negócios que construiu. Ficará nas milhões de pessoas que ele inspirou, nas vidas que mudou e na cultura que definiu. Steve foi tão “original”, uma mente completamente criativa e imaginativa, que definiu uma era. Apesar de tudo que ele conquistou, parecia que ele estava só começando. Com a sua passagem, o mundo perdeu um dos seus raros originais, a Disney perdeu um membro da família, e eu perdi um grande amigo.

Michael Dell, CEO da Dell:

Hoje o mundo perdeu um líder visionário, a indústria da tecnologia perdeu uma lenda icônica e eu perdi um amigo e colega fundador. O legado de Steve Jobs será lembrado por muitas gerações.

Dick Costolo, CEO do Twitter:

De vez em quase nunca aparece alguém que não apenas eleva o padrão, mas que cria uma unidade de medida completamente nova.

Dmitri Medvedev, Presidente da Rússia:

Pessoas como Steve Jobs mudam o nosso mundo. Minhas sinceras condolências aos seus entes queridos e a todos os que admiravam o seu intelecto e talento.

Stephen Fry, ator e comediante britânico:

Acordei com a notícia da morte de Steve. Ele mudou o mundo. Eu o conheci pouco, mas o admirei inteiramente. Mando meu amor à Apple e à sua família.

Jerry Brown, Governador da Califórnia:

Steve Jobs foi um grande inovador californiano que demonstrou o que uma mente verdadeiramente independente e criativa pode alcançar. Poucas pessoas deixaram uma marca tão poderosa e elegante em nossas vidas.

Michael R. Bloomberg, prefeito de Nova York:

Hoje, a América perdeu um gênio que será lembrado junto de Edison e Einstein, e cujas ideias moldarão o mundo por muitas gerações. Por diversas vezes durante as últimas quatro décadas, Steve Jobs viu o futuro e o trouxe à vida antes que a maioria das pessoas pudesse sequer enxergar o horizonte. E a crença apaixonada de Steve no poder que a tecnologia tem de transformar as nossas vidas nos trouxe mais do que smartphones e iPads: trouxe o conhecimento e o poder que está alterando a face da civilização. No governo da cidade de Nova York, todos, de inspetores de construção civil a detetives da polícia, já usaram os produtos da Apple para realizar as suas tarefas de modo mais eficiente e intuitivo.

Steve Wozniak, co-fundador da Apple, foi contactado em um jantar com seu filho e disse estar tão inundado com ligações da mídia que não conseguia se conectar com as suas emoções. Então disse:

“As pessoas às vezes têm objetivos de vida. Steve Jobs excedeu todos os objetivos que já teve”.

Jerry Yang, co-fundador do Yahoo:

Steve foi meu herói enquanto eu cresci. Ele não apenas me deu muitos conselhos pessoas e encorajamentos, como também mostrou a todos nós como a inovação pode mudar vidas. Eu sentirei muito a sua falta, assim como o mundo todo.

Cary Sherman, presidente e CEO da Associação da Indústria Musical da América:

Como todos os fãs de música, estamos tristes por ouvir as notícias da morte de Steve Jobs. Steve tinha uma personalidade expansiva — apaixonado por música, e um dos seus grandes fãs e defensores. Ele foi um verdadeiro visionário, que transformou para sempre a maneira como os fãs acessam e curtem música. Com a introdução do software iTunes e de outras plataformas, Steve e a Apple tornaram de novo fácil e aceitável o ato de pagar por música. O seu legado sobreviverá, bem além do seu tempo na Terra, que foi curto demais.

Stephen Elop, CEO da Nokia:

A paixão de Steve por simplicidade e elegância deixa a todos nós um legado que perdurará por gerações. Hoje, meus pensamentos, e os de todos na Nokia, estão com seus amigos e com a família que ele deixa para trás.

G. S. Choi, CEO da Samsung Electronics, que vem disputando uma batalha ferrenha com a Apple nos últimos meses:

A Samsung Electronics está entristecida de ouvir sobre o falecimento do presidente Steve Jobs e gostaria de oferecer as suas mais profundas condolências.

O presidente Steve Jobs introduziu numerosas mudanças revolucionárias à indústria de tecnologia da informação, e foi um grande empreendedor.

Seu espírito inovador e sucessos notáveis serão para sempre lembrados por pessoas do mundo inteiro.

Gostaríamos de, novamente, expressar nossas sinceras condolências á família e aos colegas do Sr. Jobs.

[Gizmodo, LA Times, WhiteHouse.gov, G1, MacMagazine, Wall Street Journal, Daily Telegraph]