Faz quase 15 anos que a Honda apresentou pela primeira vez o Asimo, a tentativa da empresa de criar um robô humanoide, que possa andar e executar outras tarefas da mesma forma que você e eu.

A atualização mais recente do Asimo tem algo… inquietante: um par de olhos escuros e mortos e um sorriso permanente. O robô parece um boneco que secretamente quer acabar com seus criadores.

Felizmente, as novidades do Asimo não se resumem a seu rosto eternamente sereno. O robô tem um novo conjunto de pernas, que melhoram a sua capacidade de andar por terrenos irregulares e até mesmo o permitem andar para trás. Mas, por enquanto, ele chega a apenas 9 km/h.

As mãos do ASIMO também foram atualizadas com treze graus de liberdade: isso significa que ela pode realizar mais movimentos distintos, como abrir garrafas e despejar bebidas em um copo. (Mas é melhor não aceitar bebidas oferecidas por robôs, OK?)

asimo honda

A Honda também atualizou a inteligência artificial do Asimo: o robô agora é capaz de reconhecer vários rostos e vozes em uma multidão, mesmo se todos eles estiverem falando com ele ao mesmo tempo. Ele também consegue prever e reagir ao que está acontecendo ao seu redor: por exemplo, ele pode mudar sua trajetória para não colidir com alguém andando em direção a ele.

Mas, por mais que ele esteja mais capaz de destruir humanos esperto, a Honda nunca conseguirá tirar este vídeo da minha memória:

E ele vai se vingar por isso. [Honda via Pocket-lint]

Imagens: Honda