_Espaço

Um asteroide absurdamente grande está prestes a se aproximar da Terra

Objeto será visível no dia 19 de abril para aqueles equipados com um bom telescópio em regiões pouco poluídas

Ao longo dos anos, os asteroides têm tido uma péssima reputação, provavelmente por causa daquele péssimo filme do Michael Bay ou o interminável fluxo de artigos hiperbólicos que escrevem sobre eles. Mas, na verdade, os asteroides são apenas grandes pedaços de pedra vagando pelo espaço que não estão ativamente tentando acabar com a raça humana. Ainda neste mês, um desses asteroides não apocalípticos estará próximo da Terra o bastante para podermos observá-lo. Apesar do fato de que ele não irá causar dano nenhum a nós, ele é um pedaço imenso de lixo espacial.

• Os avançados conceitos de exploração do espaço que estão sendo considerados pela NASA
• A SpaceX já está divulgando sua viagem para Marte – sem alertar sobre os riscos

Em 19 de abril, um asteroide conhecido como 2014 JO25 vai passar próximo ao nosso pequeno globo azulado a uma distância confortável. Estará a aproximadamente 1,8 milhão de quilômetros de distância de nós em sua trajetória mais próxima. O que é realmente impressionante nesse imenso objeto é que, de acordo com a NASA, o asteroide tem aproximadamente 650 metros de comprimento. O que é aproximadamente o mesmo tamanho do toboágua mais comprido do mundo, ou, tipo, um bilhão de burritos (esse último é uma estimativa).

“Apesar de não haver possibilidade de esse asteroide colidir com o nosso planeta, vai ser uma aproximação bem próxima para um asteroide desse tamanho”, a NASA disse em um comunicado. A agência espacial também acrescentou que não é incomum asteroides menores voarem próximos à Terra na mesma distância que o 2014 JO25, mas seu tamanho é notável. “Essa aproximação é o mais perto que algum asteroide desse tamanho, ou maior, já chegou desde que o asteroide Toutatis, de cinco quilômetros, se aproximou a distâncias lunares em setembro de 2004”.

Embora este asteroide particularmente seja muito reflexivo, o que o tornará difícil de ver a olho nu, um bom telescópio deve cumprir a função. Se você está em uma cidade poluída ou preso em uma sala sem janelas, você pode observar o asteroide passando no The Virtual Telescope. Para os nerds mais extremos, o Slooh vai fazer um show ao vivo, acompanhando a aproximação do asteroide, começando às 21h no horário de Brasília. Um porta-voz do Slooh disse ao Gizmodo que eles adequadamente batizaram o asteroide de “The Rock”.

Não é todo dia que um grande pedaço de lixo espacial passa perto assim da Terra. Esse é o apelo da fronteira final: no espaço, até lixo parece espetacular.

Sair da versão mobile