Ninguém fala muito disso, mas é meio óbvio que os astronautas da Apollo deixaram algumas coisas para trás após o pouso na Lua. Como o módulo lunar não poderia decolar com muito peso, eles “trocaram” objetos e equipamentos desnecessários por rochas lunares. Entre esses objetos indesejados que foram deixados para trás, há todo tipo de coisas estranhas: havia, por exemplo, 96 sacos de fezes, urina e vômito.

>>> O que aconteceu com as bandeiras deixadas na Lua?

Eu sei o que você está pensando: isso é bizarro e nojento! Mas isso tem uma boa explicação. As missões Apollo trouxeram de volta um total de 382 kg de rochas lunares, poeira e amostras da superfície em seis missões separadas, entre 1969 e 1972. Isso equivale a sabe-se lá quantos quilos de cocô, para não mencionar o resto do lixo, como material velho como ferramentas, bolas de golfe, fotografias, máquinas fotográficas, um telescópio banhado a ouro e objetos simbólicos aleatórios.

Você pode dar uma espiada nas listas que mostram o que os astronautas abandonaram neste vídeo:

Há, no entanto, valor científico nas coisas deixadas para trás. Astrobiólogos, por exemplo, têm esperanças em um dia poder inspecionar as fezes de meio século de idade para ver se elas sofreram alguma mutação genética durante o período no espaço. Até mesmo os equipamentos mais comuns deixados na superfície oferecem uma perspectiva única sobre como os diferentes materiais se comportam em ambientes extremos, como a Lua, onde as temperaturas oscilam entre  -220 e 120 graus Celsius.

Que equipamentos são esses? Bem, há na verdade um site inteiro dedicado ao lixo na Lua. Eis uma lista dos itens mais interessantes e incomuns:

cocô na lua 01 ramo

  • Vários dardos improvisados
  • Lenços umedecidos usados
  • Invólucros de alimentos levados pelos astronautas
  • 2 bolas de golfe
  • Este telescópio banhado a ouro, que foi a primeira ferramenta usada para fazer observações astronômicas a partir da superfície de outro corpo planetário:

cocô na lua 02 telescópio

cocô na lua 03 disco de silicio

cocô na lua 04 foto da família

  • E, sem querer ser repetitivo, mas já sendo: 96 sacos de cocô, xixi, e vômito.

Imagem inicial: NASA